Futebol: Mário Semedo e Ryan Mendes pedem criação de condições para que a selecção atinja o Mundial’2026

18/03/2024 15:51 - Modificado em 18/03/2024 15:51

A Federação Cabo-verdiana de Futebol coloca o foco na qualificação da selecção no Mundial’2026, competição na qual já lidera o grupo, pelo que exortou ao Governo a criação de condições para que o país atinja o novo objectivo.

Este repto foi lançado esta manhã tanto pelo presidente da FCF, Mário Semedo, como pelo capitão Ryan Mendes, ao chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, durante a homenagem do Governo aos Tubarões Azuis”, pelo feito alcançado no CAN’2023.

Mário Semedo, líder federativo, frisou que todo o colectivo crioulo está apostado na qualificação ao Mundial de futebol 2026, alegando que a prova a ser disputada no continente americano, vai passar pelos Estados Unidos da América, país que detém a maior comunidade cabo-verdiana, razão pela qual, considerou “importante “Cabo Verde qualificar-se.

Aproveitou a ocasião para enaltecer o executivo pelo gesto de reconhecimento, mas também “por todo o apoio despendido à instituição que dirige que permitiu a criação das melhores condições possíveis à selecção na maior prova do continente africano”.

Disse que a selecção orgulha a todos por ter levado o nome de Cabo Verde ao mais alto nível, ressaltando que “ao longo de todo este tempo”, a selecção tem contribuído, de forma significativa, para projectar o país nos quatro cantos do mundo, e fortalecer para a unidade nacional através da ligação do país com a sua diáspora.

Semedo aproveitou a distinção para manifestar a sua satisfação pelo facto da nova geração cabo-verdiana passar, doravante, a se inspirar nos jogadores de Cabo Verde, quando dantes todo o foco estava nas estrelas mundiais como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

O capitão Ryan Mendes também se pautou por um discurso idêntico, reafirmando que a selecção de Cabo Verde fez história no CAN’2023 em Abidjan (Costa do Marfim), onde chegou aos quartos-de-final, mas que no seio dos jogadores ficou claro que podiam ir mais além.

“Espero que a selecção continue no futuro próximo a transmitir alegria e valores a todos os cabo-verdianos e a unir, cada vez mais, o país, de modo a podermos lutar para um novo objectivo, a qualificação ao Mundial de Futebol 2026, a ser disputado nas Américas”, realçou.

O Governo, através do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, refira-se, prometeu continuar a apoiar a selecção não só a nível da criação de condições para competir ao mais alto nível, mas também continuar a investir desde a base até ao desporto de competição.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.