Fonte Francês acolhe durante três dias a primeira campanha de castração de animais da SIMABÔ

18/02/2021 13:38 - Modificado em 18/02/2021 13:39
| Comentários fechados em Fonte Francês acolhe durante três dias a primeira campanha de castração de animais da SIMABÔ

A Associação para a Proteção dos Animais e do Ambiente, SIMABÔ, realiza uma campanha de castração no Polivalente da zona de Fonte Francês, na próxima segunda-feira, 22, nesta que é a primeira campanha de 2021 da associação, que quer dar oportunidade aos donos de cães e gatos da zona e bairros vizinhos para esterilizar os seus animais.

Para o veterinário da SIMABÔ, Guilherme Oliveira o objetivo é castrar 20 animais por dia. “Antigamente a expectativa era de castrar muitos animais, vamos fazer só o controlo e são apenas três dias de castração, que se inicia no dia 22 e termina no dia 24, de forma a atingir nestes dias cerca de 60 a 70 animais nesta zona”.

E vai acontecer nos mesmos moldes, com a deslocação de uma equipa para a zona, onde “vamos tentar abranger a comunidade de forma mais ampla”, refere este profissional, adiantando ser esta uma forma encontrada para facilitar aos donos de cães e gatos no tratamento dos seus animais.

Desde da sua fundação, segundo Guilherme Oliveira, que já tem mais de 10 anos, a associação tem contribuído na castração e esterilização de animais na ilha, tendo realizado cerca de 14.600 castrações.

“A castração é importante, porque além de contribuir para que os animais tenham uma vida feliz e saudável, é a única forma de controlar a população canina de rua em Cabo Verde”.

“No país é quase cultural ter mais animais na rua do que de rua, isso porque boa parte deles tem donos só que estes deixam-nos na rua, reproduzindo de forma descontrolada e por isso é importante ter a população canina e de gatos controlada para não sejam atropelados ou vítimas de doenças”, explica Oliveira. E também ajuda a manter a ilha com baixo número de cães vadios.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.