A UCID pela voz do Presidente, António Monteiro, anunciou que o seu partido irá solicitar o embargo das obras do acesso norte do Porto Grande. O Presidente da UCID considera que a praia da Laginha será afectada. Perante essas declarações o 1º Ministro, José Maria Neves, reagiu e adianta que só se pronunciará com base em dados técnicos sobre a Obra.
A UCID irá avançar com uma acção junto do Tribunal de São Vicente pedindo o embargo das obras do acesso norte do Porto Grande. António Monteiro considera que as obras são um erro e que irão afectar fortemente a Praia da Laginha, em vários aspectos como na sua biodiversidade, na qualidade da água e no activo económico da ilha de São Vicente. Monteiro acrescenta que com as obras não haverá um impacto socioeconómico na vida dos sãovicentinos que justifique o sacrifício de mais uma parte da orla marítima.
António Monteiro é da opinião que “um verdadeiro projecto de transbordo de contentores que precisamos é que o Governo construa aquilo que prometeu há mais de uma década, isto é, a construção de um terminal de contentores na zona de Morro Branco” e afirma que esse projecto teria um grande impacto socioeconómico na ilha e traria mais benefícios aos saovicentinos sem sacrificar o luxo dos mindelenses que é a praia da Laginha.
Reacções do Primeiro-ministro
José Maria Neves perante as declarações do Presidente da UCID, disse que “não posso pronunciar sobre essas declarações políticas na imprensa”. O Primeiro-ministro justifica que se pronunciará com base em dados e fundamentos técnicos.
uma pergunta ao sr. Ex-Vereador do ambiente da CMSV.
porque o sr. António Monteiro não se pronunciou em tempo quando lhe foi solicitado e tinha a obrigação legal de se pronunciar?
omitiu-se quando era o seu tempo de se pronunciar.
devia ser responsabilizado por isso
Esta paranóia está a pôr-me a pensar – Todos: A Câmara Municipal, o seu presidente os vereadores, a A.M, os deputados e até o povo porém ninguém se pronunciou enquanto o projecto estava em apresentação pública, período em que qualquer um poderia “mandar bocas”, criticar, apresentar dúvidas e ou receios contudo e como sempre o povo está mais sintonizado para paródias do que se preocupar com o seu futuro… Vejam, todos agora no facebook pousam de heróis sem que saberem o fazem…
Quem é esta «bora café» para estar ou querer embargar qualquer obra em Cabo Verde? Devia era estar calado porque teve oportunidade em se pronunciar sobre este assunto e não o fez , ficando de bico calado e agora vem com lenga lenga em nome de um partido minoritário em Cabo Verde sem influência popular querer brincar gato/rato.Haja paciência senhor corrupto e violador dos direitos da violência do genero.
Vamos ter o bom senso e discutir de forma séria esta questão.
As coisas não podem ser vistas com leveza e é importante as partes dialogarem-se. Não é preciso ser tecnico da área para afirmar que essa obra é uma aberração!!
O Sr.João Laginha,deveria assumir a sua critica identificando com o seu nome completo pois falando as escondidas,quer dizer que não acredita na Democracia em Cabo Verde e nem assume aquilo que deita da boca para fora.
Povo de S.Vicente, se querem fazer algo para S.Vicente, ja é hora de deixarem de comentar as escondidas,homem não deve sentir medo de exigir aquilo que tem direito.
Ainda bem que tem Monteiro,se tivesse mais talvez a ilha estaria melhor.
Concordo plenamente consigo !!!
Praia de Matiota , hoje ” Laginha ” , a praia a mais frequentada nao so por habitantes de Sao Vicente mas também por emigrantes e turistas . O seu espaço o seu ambiente , fornece uma alegria ao povo do Mindelo ,de todas as classes .e isso todos os dias . A ilha de Sao Vicente tem recantos tao belos que a natureza lhe ofereceu e que hoje , o homem pelo seu egoismo , quer o desfigurar .
Sr. Noronha devé ser um borra de café maior pois deve ser proveniente de Badilândia que querem é destruir Mindelo. Ainda bem que apereceu o Monteiro para tomar providencia pq até agora são só bocas e nenhuma acção. Não permitemos que a nossa menina dos olhos seja destruida.
Este senhor há muito tempo que devia ser embargado pelo povo, e este partido sem futuro. Quer armar-se em dono da verdade e do bom senso. Porquê é que não disse nada quando era vereador do ambiente e que tinha essa responsabilidade. Anda a brincar com as pessoas, ganhando a custa do povo há mais de 20 anos, no bem bom e nada faz em prol destes.
Quem disse que a praia da Laginha irá desaparecer? Já viram o projecto? Sabem o que vão fazer ali?… Não!! Então deixem de fazer isso tudo um assunto politico e de “nóia”, esperem até tudo estar pronto, porque será um investimento com frutos no futuro. Deviam estar preocupados com outras coisas em vez de estarem a falar de coisas que nem sequer sabem ou tem o conhecimento e muitos aqui a discutirem porque ouviram falar isso ou aquilo. Porque não preocupar com a crise que vem ai ou os Impostos?