Covid-19: “Pacientes que precisam de cuidados mais intensivos são pessoas de idade que não andam na rua desprotegidas ou que ‘procuram’ as fontes de infeção”

9/02/2021 15:04 - Modificado em 9/02/2021 15:04
José Luís Spencer médico Pneumologista do Hospital Dr. Baptista de Sousa

A informação foi avançada pelo médico Pneumologista do Hospital Dr. Baptista de Sousa, em São Vicente, José Luís Spencer.

Para este especialista, os casos de internados a necessitar de cuidados mais intensivos são, regra geral, pessoas de idade avançada e que não andam na rua desprotegidas ou que ‘procuram’ as fontes de infeção.

Segundo apontou, provavelmente o vírus chega nestas pessoas por outra via de contaminação, mais provavelmente levado por familiares ou conhecidos que frequentam as suas casas.

Situação essa, conforme José Spencer, que se tem revelado bastante complicada para estas pessoas, que na maior parte das vezes padecem de outras patologias, tais como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios crónicos e que muitas vezes não conseguem combater o vírus por estarem imunologicamente fragilizados ou indefesos e que acabam tendo resultados menos favoráveis, lamenta este profissional de saúde.

Por isso a recomendação é que os idosos e os doentes crónicos tenham a máximo cautela, bem como aqueles que diariamente têm contacto direto com eles, de forma a evitar que estes possam ser infetados.

Portanto, revela que a cada recuperação de doentes de covid-19, de faixa etária mais avançada é uma vitória, sempre, isso porque a dedicação tem sido fundamental para conseguirmos cumprir o compromisso como profissionais da saúde. “A nossa maior preocupação é prestar a melhor assistência e garantir que essas pessoas melhorem e possam retornar, já recuperadas, às suas casas, para junto as suas famílias”.

José Spencer fez estas declarações, quando abordado no dia em que Maria Amélia, a paciente idosa infetada de covid-19, recebeu alta.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.