Faleceu José «Djobla» Ferreira avançado de elite do CS Mindelense

7/02/2021 20:24 - Modificado em 7/02/2021 20:24

Faleceu, este sábado, 06, na sua residência, em Vila Nova, São Vicente, José Ferreira, mais conhecido por Djobla, que brilhou no Clube Mindelense, e participou, em 1974, na barricada que impediu a entrada de tropas coloniais portuguesas na histórica Ribeira Bote, sua zona natal.

Depois da alta do hospital Baptista de Sousa, onde esteve internado durante alguns dias, Djobla faleceu na sua casa em Vila Nova, aos 76 anos de idade, considerado uma das figuras carismáticas de São Vicente. 

Djobla, como é popularmente conhecido, era maquinista da Enapor reformado, tendo na sua juventude sido um jogador veloz, pelo que conseguiu ser até hoje o melhor marcador do lendário Clube Sportivo Mindelense.

Factos que levaram o clube da Rua de Praia a despedir-se de um dos seus maiores Símbolos, por quem tanto os colegas como adversários nutriam “enorme simpatia”.

Conforme relatos, para além de ponta de lança que fez furor, o nome de Djobla ficará eternamente ligado à história da ilha e da sua zona, Ribeira Bote, visto que um poucos meses antes da proclamação da independência de Cabo Verde, mais concretamente a 23 de Setembro de 1974, participou ativamente, junto dos seus companheiros, na barricada que impediu a entrada de tropas portuguesas no mesmo bairro. Por causa dessa resistência política e armada, Ribeira Bote ficou conhecida como a primeira zona libertada do jugo colonial português em Cabo Verde.

O seu funeral está previsto para a próxima quarta-feira, 10 de fevereiro.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.