Polícia apreende 50 milhões em bitcoin, mas não tem password para aceder

5/02/2021 15:09 - Modificado em 5/02/2021 15:09
| Comentários fechados em Polícia apreende 50 milhões em bitcoin, mas não tem password para aceder

O criminoso recusa-se a dar a senha de acesso à carteira digital.

© iStock

Os procuradores do ministério público alemão confiscaram mais de 50 milhões de euros em bitcoin de um criminoso acusado de burla. Mas têm um problema… ele não lhes dá a password e por isso não conseguem aceder ao dinheiro.

O homem, que foi condenado a uma pena de prisão efetiva de mais de dois anos, já saiu detrás das grades, mas continuou com a boca ‘fechada à chave’. A polícia já tentou por inúmeras vezes entrar no sistema, mas sem sucesso.

Na carteira digital do burlão estão mais de 1.700 bitcoins (quase 55 milhões euros), revelou um dos procuradores encarregues pelo caso à Reuters. “Pedimos-lhe mas ele não diz. Talvez não saiba”, referiu Sebastian Murer.

As bitcoin estão dentro de um software conhecido como carteira digital que é mantido em segurança através de um sistema de encriptação e para o qual é preciso ter uma senha de acesso. Quando a password é perdida o utilizador deixa de conseguir abrir a ‘carteira’.

O homem foi condenado por instalar um software secretamente noutros computadores para usar o seu poder de gerar ou produzir bitcoin. Quando foi para a prisão, a sua poupança valia uma pequena fração do que vale hoje em dia. Mas o preço da bitcoin tem vindo a subir, tendo atingido um recorde em janeiro deste ano.

As autoridades já garantiram, no entanto, que o homem também não consiga aceder ao dinheiro.

Em Notícias ao Minuto

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2021: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.