Com estreia marcada para os próximos dias 19 e 20 de março, no Mindelo, São Vicente, o filme Herança, da produtora Osga Filmes, pretende lançar a reflexão sobre o “bullying” e o “suícidio”, enquanto temas atuais e transversais à sociedade cabo-verdiana.
De acordo com a Osga Filmes, a pelicula aborda questões relacionadas com traumas emocionais que ocorrem no seio familiar e que podem ser herdados pelos filhos, com o objetivo de levar o espectador a questionar as possíveis causas e consequências de tais comportamentos.
“Esta, que é a sexta curta-metragem dessa produtora, vai estrear-se simbolicamente no Dia do Pai, 19 de março, marcando a questão da monoparentalidade, retratada por uma família emocionalmente disfuncional, constituída por um pai, uma filha e um neto, e que é abalada por um
suicídio logo no início do filme”.
Filmada em plena pandemia, a curta-metragem do realizado por Helder Doca, envolve uma equipa de cerca de 30 atores e figurantes, sendo os principais papéis desempenhados por nomes ligados ao teatro e cinema mindelense, como Diego Martins, Milanka Vera-Cruz e Rank Gonçalves.
Bem ao estilo da Osga Filmes, as respostas não estão presentes no filme, para que todos se sintam desafiados a identificar as possíveis causas e motivações que podem estar por trás desses atos.
Para breve, a produtora prevê continuar a explorar e a trazer a nu, temas de cariz social que carecem de maior debate e assim, contribuir para encontrar novos caminhos através da produção cinematográfica nacional.