A Cáritas Cabo Verde tem em marcha um projeto de urgência que apoia mais de 500 famílias, nas ilhas de Santiago e São Vicente, afetadas pelas chuvas do ano passado, mas também pela pandemia da covid-19.
Ao todo são 560 famílias, das quais 50 de São Vicente, 454 na cidade da Praia e 56 de Santa Catarina de Santiago, sendo que algumas famílias já estão a receber kits que englobam materiais de higiene, alimentação e equipamentos domésticos, como camas, colchões e fogões.
O projeto, de acordo com os mentores, está orçado em 24 mil contos e tem a duração de três meses, pelo que o foco são as famílias afetadas pela pandemia da covid-19 e pelas cheias de 2020.
Foi iniciado pela altura do Natal, através de vales-cheques. A segunda ronda já está a ser preparada para o mês de Fevereiro.
Os vales alimentares podem chegar aos oito mil escudos. Já os kits casa, que englobam produtos de higiene e utensílios para quartos e cozinha já estão a ser distribuídos, apesar de alguma ruptura no mercado.
O projeto de urgência da Cáritas Cabo Verde escolheu rigorosamente as famílias mais afetadas pelas chuvas de 2020 e pela covid-19, através de um diagnóstico realizado.