Santo Antão: Juventude em Marcha anuncia “vasto leque” de eventos para marcar os 40 anos de existência

11/03/2024 15:44 - Modificado em 11/03/2024 15:44

O Grupo Teatral Juventude em Marcha inicia dias 15 e 16, na Aldeia Cultural, Porto Novo, em Santo Antão, “um vasto leque de actividades” para marcar os 40 anos de fundação desta companhia teatral santantonense.

O anúncio foi feito hoje pelo líder do grupo, Jorge Martins, que disse à Inforpress que as actividades começam com abertura da feira agrícola, gastronómica e do artesanato, e com uma exposição de artes plásticas do artista internacional Eduardo Bentub, um santantonense que reside na Eslovénia.

“Vai ser um momento para dinamizar um workshop e partilhar experiências e conhecimentos com artistas locais” explicou Jorge Martins, que anunciou ainda para a mesma data as actuações dos grupos de dança Maravilhas Tropical, Ballet Milla e Escola Progresso, e também dos grupos musicais e artistas Nhe Ambroze, Irmãos Unidos, Ailine, Nelly Pires, Nhô Kzik e Roger.

As actividades prosseguem no dia 22 de Março com a estreia da peça Problemas de Família II ,“para responder ao amável convite do público que anseia ver o desfecho do drama vivido pela família de Urbin, senhor Antone, Marilena e Kumped Inocense, personagens de destaque do Problemas d Familia I”, adiantou.

No dia 23, conforme o líder de Juventude em Marcha, o destaque do programa vai para o desfile do grupo de Carnaval Monte Sossego, de São Vicente, o actual campeão do Carnaval, que trará rainhas de bateria, componentes e 250 passistas.

Ainda nesse dia, acontece o já esperado “boie d conjunt” (baile de conjunto), com homenagem aos grupos musicais Ferro Gaita, Nhô Kizik e Tubarões, e uma distinção da Juventude em Marcha pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

“Para se garantir a oportunidade às pessoas da terceira idade que vão para cama um pouco mais cedo, às 22 horas, teremos actuações dos renomados grupos musicais os Ferro e Gaita e os Tubarões. Em acto continuo, teremos os famosos Young Talent, Vlu, Constantino Cardoso, Nando da Cruz e a banda de Luís (Porto Novo) para fecharem com chave de ouro”, sublinhou Jorge Martins.

Todos estes eventos estão enquadrados nas celebrações do quadragésimo aniversário de Juventude em Marcha e de Março, Mês da Mulher, do Teatro e do Artesão, explicou ainda Jorge Martins, destacando as parcerias da Câmara Municipal do Porto Novo, do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas e das empresas Alô, Garantia e distribuidora Cavibel e da activista Albertina Pinto.

As comemorações dos 40 anos da companhia teatral Juventude em Marcha vão decorrer também no estrangeiro, com um programa de espectáculos já agendados em vários países da Europa, a partir do mês de Maio.  

Jorge Martins disse à Inforpress que os espectáculos iniciam-se em Portugal, onde haverá duas actuações da Juventude em Marcha nos dias 04 e 05 de Maio, em Lisboa.

Nos dias 11 e 12 de Maio, Juventude em Marcha estará no Luxemburgo para dois espectáculos, deslocando-se no dia 18 à Itália, mais precisamente à Roma, para uma actuação junto da comunidade cabo-verdiana na capital italiana.

No dia 25 do mesmo mês, a mais antiga companhia teatral cabo-verdiana em actividade estará em Paris (França) e termina a digressão com mais um espectáculo, desta feita, nos Países Baixos, no dia 01 de Junho.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.