O Notícias do Norte recebeu um pedido de publicação de uma carta da senhora Camila, esposa de Alex Saab, para o marido que é aniversariante na próxima segunda-feira . É uma carta de amor. Dor, esperança, lamento, e mostra um Alex Saab que para nós “é apenas a notícia”, advogados, tribunais, polícias, habeas corpus, recursos, textos e mais textos… mas que para Camila e os filhos é o marido, o pai que se viu envolvido num jogo político no qual não participou. Transcrevemos a carta na íntegra. Pode ler o original aqui.
https://drive.google.com/file/d/1xrJXejaq0lR6FHWR0Dcb6aKx4EtUjcM7/view?usp=sharingMeu amor, amo-te infinitamente
Antes que chegue o teu aniversário, na segunda-feira, quero escrever-te esta carta para enviar-te o meu amor, toda a minha força e a força da nossa família. Os aniversários são momentos de celebração, mas este ano não será igual: não vamos celebrar porque sabemos que estás a sofrer muito. As meninas e eu continuaremos a rezar muito por ti, para que nos vejamos em breve e possamos estar juntos. Tudo isto é tão injusto e destroça-nos pensar em tanta dor que te causaram injustamente. Enviamos-te muita força e coragem. És um guerreiro valente. Nós, também seremos fortes por ti, porque sabemos que és um grande homem, bondoso, generoso, o melhor esposo, pai, irmão, filho e amigo. Pena que eles não conheçam a tua bela alma.
Estou muito preocupada com a tua saúde, especialmente porque as autoridades de Cabo Verde estão a ignorar a gravidade da tua doença. Nunca imaginei que Cabo Verde, um país que se apresenta como um modelo de decência e democracia, poderia tratar-te de uma forma tão desumana.
Vês-te envolvido num jogo político no qual não participaste.
Não podes imaginar o impacto que a tua ausência está a ter nas nossas vidas, mas o nosso amor e a nossa família são mais fortes que nunca. Temos muitas saudades tuas!
Mariam, a nossa “Mimmi”, está a crescer rapidamente. É igualzinha a ti. Está sempre a falar de ti. Ela tem o seu primeiro recital escolar a 23 de Dezembro, será online devido à pandemia de covid. Oxalá a pudesses ver, irias adorar.
Perdeste metade do primeiro ano da nossa pequena Charlie. Ver o seu progresso e o seu bonito sorriso faria com que te sentisses tão feliz e tão orgulhoso. Que tristeza que não tenhas podido ouvi-la a dizer o seu primeiro “papá”, nem vê-la dar os seus primeiros passos… ainda se desequilibra. Mas em breve poderá caminhar sozinha.
Como é possível que não tenham cumprido a lei? Parte-me o coração pensar que ainda continuas aí. Nem imaginas o quanto gostaríamos que nos permitissem entrar no país e que não nos negassem a entrada como fizeram com os nossos advogados.
Custa-nos muito não estarmos contigo, as meninas têm muitas saudades tuas, todos nós.
O teu Jado não espera mais nada que poder abraçar-te de novo. Ele precisa muito de ti e os teus outros filhos também.
Amor da minha vida, todo o mundo está a lutar por ti, para que se faça justiça.
Nunca nos daremos por vencidos.
Feliz aniversário amor!
Amo-te muito.
Camilla