Viagens de São Vicente para São Nicolau apenas com testes rápidos

14/12/2020 13:33 - Modificado em 14/12/2020 13:36
| Comentários fechados em Viagens de São Vicente para São Nicolau apenas com testes rápidos

As autoridades sanitárias cabo-verdianas já decidiram a obrigatoriedade da realização de testes rápidos para despiste da Covid-19 a passageiros que pretendam viajar entre as ilhas de São Vicente e São Nicolau.

Esta é uma reivindicação das autoridades de São Nicolau, para que os passageiros de São Vicente, atualmente o foco da pandemia com 97 casos ativos, realizem testes rápidos.  

A Equipa de Coordenação de Luta contra Covid-19 em São Nicolau diz-se preocupada com a entrada na ilha de passageiros oriundos de São Vicente, sem realização de testes rápidos para despiste da Covid-19, por isso solicitou as autoridades nacionais de saúde, esta medida.

A ilha de S. Vicente tem um acumulado de 675 casos, 7 óbitos e regista, por estes dias, 97 casos ativos. Apenas no fim-de-semana foram reportados mais 41 novas infeções.

Desde novembro São Nicolau está sem casos ativos, mas tem um acumulado de 91 casos e 1 óbito a lamentar.

Na missiva a equipa justifica a sua posição com o fato de São Vicente estar a atravessar uma transmissão comunitária. “Tendo em conta a aparição de casos de Covid-19 de transmissão comunitária na ilha de São Vicente, a equipa de Coordenação de Luta Contra a Covid-19 em São Nicolau (…) vem, por este meio, mostrar novamente a sua preocupação em relação à entrada semanalmente na ilha de São Nicolau de centenas de pessoas vindas de São Vicente, sem a realização de testes rápidos”, lê-se na carta enviada ao Ministério da Saúde, uma situação que as autoridades locais classificam de “grave”.

A referida equipa é constituída por várias instituições dos dois municípios como a Delegacia de Saúde, as Câmaras Municipais, Educação, Polícia Nacional, Cruz Vermelha e Proteção Civil.

O anúncio deve ocorrer neste início de semana.

De realçar que a ilha de São Vicente, desde o início de novembro tem registado um número crescente de casos positivos de Covid-19.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.