Cabo Verde com mais um laboratório de virologia com capacidade para fazer 1.500 testes de covid-19 por dia

8/12/2020 22:54 - Modificado em 8/12/2020 22:55
| Comentários fechados em Cabo Verde com mais um laboratório de virologia com capacidade para fazer 1.500 testes de covid-19 por dia
Foto: Inforpress

A unidade de testes da empresa de produção de medicamento Inpharma, situada na zona industrial de Tira Chapéu, na cidade da Praia um laboratório de teste de despiste da covid-19, com capacidade para analisar até 1.500 amostras por dia.

O laboratório foi inaugurado dois meses depois da assinatura de um protocolo de cooperação com o Ministério da Saúde e da Segurança Social, que segundo Ulisses Correia e Silva, citado pela Lusa, vai dotar o país de maior capacidade de testagem, com qualidade, fiabilidade e maior rapidez”.

A abertura do novo laboratório serve para que possam reforçar todos os meios para aumentar a capacidade aos testes e também, conforme o executivo “ser um sinal para podermos baixar o nível de transmissão”.

E ainda uma forma de posicionar Cabo Verde como um “destino seguro” do turismo do ponto de vista sanitário, algo que quer “reforçar ainda mais”.

O presidente da Inpharma, Joaquim Vieira Coimbra, disse que inicialmente o laboratório foi projetado para fazer 350 testes em cada período de oito horas, o que permitia ter uma capacidade de 1.050 testes por dia, mas após as montagens concluiu-se que os equipamentos podem atingir 500 testes em oito horas, podendo assim analisar 1.500 amostras por dia.

O trabalho, que se inicia na quarta-feira, vai ser feito por seis técnicos do laboratório, num investimento em obras e equipamentos de 35 milhões de escudos (317 mil euros) e mais 17 milhões de escudos (154 mil euros) em consumíveis que permitem fazer 9.000 testes.

Com o novo laboratório, Joaquim Vieira Coimbra garantiu à Lusa que a intenção da Inpharma é baixar os preços dos testes de forma substancial, cujos valores ainda não estão definidos, mas que serão “afinados” com o Governo, através da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS).

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.