Embaixada dos Estados Unidos financia projeto da ACRIDES

22/11/2020 21:57 - Modificado em 22/11/2020 21:57
| Comentários fechados em Embaixada dos Estados Unidos financia projeto da ACRIDES

A Embaixada dos Estados Unidos da América na Praia, no âmbito do Programa Africa Regional Democracy Fund, aprovou o projeto da ACRIDES – Associação Crianças Desfavorecidas, denominado JUSTIÇA AMIGA DA CRIANÇA, com um financiamento de 340,000 dólares.

De acordo com a Associação, este financiamento representa o reconhecimento do enorme e incansável trabalho que a ACRIDES vem desenvolvendo em prol das crianças, bem como dos esforços de Cabo Verde em proteger os mais vulneráveis. “Trata-se de mais uma celebração de valores partilhados entre os Estados Unidos da América e Cabo Verde e, em particular o compromisso para a proteção das crianças e para a defesa dos direitos humanos”.

É um dos mais relevantes financiamentos na área dos direitos humanos concedido pelos Estados Unidos da América a uma organização cabo-verdiana e o “projeto representa o culminar de uma duradoura e frutífera relação de trabalho com Cabo Verde em geral e com a ACRIDES em particular”.

De referir que em 2018, a Embaixada organizou e permitiu à ACRIDES e a outras entidades, a participação num programa de intercâmbio intensivo nos Estados Unidos, de forma a conhecerem elementos e conceitos do sistema legal americano, que serviram de inspiração para a montagem do projeto “Justiça Amiga da Criança”.

O projeto, que será implementado em dois anos, visa proteger as crianças em Cabo Verde, melhorando a capacidade do sistema judiciário de responder a casos de abuso sexual infantil, permitindo que as vítimas sejam ouvidas nos tribunais. O projeto disponibilizará equipamentos audiovisuais e salas privadas para depoimentos, possibilitará a capacitação ao nível das melhores práticas internacionais para aqueles que atendem as vítimas, aumentará a conscientização entre os atores governamentais envolvidos, iniciará campanhas de conscientização e educação pública e dará apoio a famílias e redes locais que trabalham com as vítimas.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.