PAICV garante que a AM jamais será um instrumento de bloqueio político à gestão camarária

20/11/2020 21:32 - Modificado em 20/11/2020 21:32

O presidente da Comissão Política Regional (CPR) do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) em São Vicente, Alcides Graça, garante que o partido na ilha nunca foi contactado pelo MpD para qualquer negociação.

“Apesar de o MpD ser a força política vencedora das eleições, venceu-as com a maioria relativa, pelo que por respeito ao povo sanvicentino, tinha obrigação e responsabilidade política e moral de encetar imediatamente contactos com todas as outras forças políticas para a composição da Mesa da Assembleia [Municipal] e estabilidade governamental na Câmara Municipal”.

E reafirma, que se o “fez não foi com o PAICV”, e que o acordo conseguido entre as três forças concorrentes às eleições autárquicas de 25 de outubro “é o resultado de um exercício democrático que deveria ser encarado com naturalidade”.

E que a lei permite que os partidos e movimentos independentes se entendam. “Foi o que se fez e formou-se uma maioria na Assembleia Municipal que apresentou uma proposta para a composição da Mesa da Assembleia”, explicou o líder local do PAICV. “Nada mais natural em democracia”.

Por isso, garantiu à população que a mesa da Assembleia Municipal, no que ao PAICV concerne, “jamais será um instrumento de bloqueio político à gestão camarária. Estará, sim, atenta mas colaborante, em prol do desenvolvimento da ilha”.

Graça relembra que os eleitores, em 25 de outubro, não atribuíram a nenhuma força política concorrente a maioria absoluta, cuja mensagem deve ser entendida por todos com humildade política.

“Talvez a decisão dos eleitores de São Vicente em não atribuir a maioria absoluta a nenhuma das forças concorrentes se deva ao exercício do último mandato (2016 – 2020) prenhe de arrogância, prepotência e um exacerbado autoritarismo, insultando dirigentes locais e nacionais dos demais partidos, quando confrontado com várias denúncias de corrupção indesmentíveis”, acrescentou.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.