A Cabo Verde Broadcast (CVB) anuncia que o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) já foi regularizado nas ilhas de São Vicente e Fogo, repondo assim a normalidade na instabilidade que se verificava desde outubro.
Em comunicado, a CVB informa que as duas ilhas passaram a ter sinal digital, após um período de constrangimentos por motivos técnicos, mas que já foi resolvido.
O processo de desligamento do sinal de televisão analógica começou no mês de agosto, medida que contempla duas fases e que será finalizado no mês de janeiro de 2021.
Nesta primeira fase, que se iniciou a 17 de agosto e termina a 24 de novembro, abarca 17 localidades nas ilhas de Santiago, Maio, Fogo, Sal, São Nicolau e São Vicente.
A segunda fase, que inicia a três de dezembro e termina a 28 de janeiro de 2021, abarca 20 localidades nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista, Fogo e Brava.
A CVB é responsável por promover as condições necessárias para que seja assegurado o processo de transição para o digital e, consequentemente, a cessação das emissões televisivas analógicas terrestres.
Caberá à Autoridade Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) notificar os operadores de televisão das datas e horas para o desligamento em cada localidade.
O objectivo do “apagão analógico” passa por proporcionar aos cabo-verdianos serviços “melhorados” de televisão, com melhor qualidade de imagem, de áudio e programação mais diversificada.
C/Inforpress