Três projetos de São Vicente selecionados na 2ª edição da 1.ª competição nacional de empreendedores Startup Challenge

12/11/2020 01:08 - Modificado em 12/11/2020 01:08

São eles, “Padaria Delícias da Casa” da jovem Maria Correia, “BodjiSabSab” de Rony Wahnon, “Fusão sobre Rodas e NhaSwag” de Yannick Sousa Andrade.

Startup Challenge é uma iniciativa do Programa Emprego, Empregabilidade e Inserção, JovEmprego Cabo Verde, conta com o apoio financeiro do Grão Ducado do Luxemburgo para a promoção do emprego decente entre os jovens cabo-verdianos em parceria com a Business Incubation Center, BIC, que é uma incubadora de empresas que visa criar um ambiente favorável para o surgimento de empresas inovadoras e com alto potencial de escala.

Esta Competição Nacional de Empreendedores, concurso que segundo os participantes, veio mesmo a calhar. Pois defendem que teve um impacto fundamental. Foi a partir da competição que criaram os seus planos de negócios e com o projeto a ser submetido ao Fundo de Emprego e Formação Profissional.

Anunciado em agosto, a 2ª edição do Concurso Startup Challenge, oferece aos jovens a oportunidade de melhorarem os seus conhecimentos sobre como criar e gerir, da melhor forma, um negócio através da competição e do acompanhamento.

A Competição Nacional de Empreendedores, baseada na metodologia GERME (sigla em francês – criar e gerir melhor as vossas empresas), foi criada com o objetivo de oferecer oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade a qualquer jovem cabo-verdiano, com idade entre 18 e 35 anos, bem como de melhorar os seus conhecimentos sobre como criar e gerir da melhor forma uma empresa através de acompanhamento e competição.

O Startup Challenge é uma Competição Nacional de Empreendedores que já está na sua 2ª edição. A competição arrancou a 21 de setembro.

Nesta 2ª Edição, considerando a situação atual, o Startup Challenge é essencialmente um concurso online.

O concurso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, fomentando o empreendedorismo entre os jovens, dar visibilidade a iniciativas de jovens empreendedores e transmitir valores positivos do mundo empresarial, estimular o empoderamento e a mudança de mentalidades dos jovens e atrair uma maior atenção de potenciais investidores para as novas ideias dos jovens de Cabo Verde.

A primeira etapa foi a Formação em Gerar a sua Ideia de Negócio (GIN) que permite analisar as ideias apresentadas, selecionando as que têm maior potencial. Em seguida veio a formação em Planear e Iniciar o Negócio (PIN) que é para conceção do Plano de Negócios e por último o Bootcamp Finalistas (1 a 8 de dezembro), com os 10 finalistas selecionados

“Após selecionarmos os vencedores, daremos início ao seguimento dos projetos com maior potencial através dos programas de incubação da BIC”, afirma Diogo Moeda.

Após os trabalhos no âmbito do Startup Challenge, o evento final para anúncio dos vencedores decorrerá no dia 10 de dezembro.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.