Cabo Verde OceanWeek 2020: Projeto TXILUF com formação em preservação do ambiente

12/11/2020 00:51 - Modificado em 12/11/2020 00:52
| Comentários fechados em Cabo Verde OceanWeek 2020: Projeto TXILUF com formação em preservação do ambiente

Enquadrado na 3ª edição da Cabo Verde OceanWeek (CVOW), o projeto TXILUF está a ministrar durante esta semana, uma formação de sensibilização ambiental para alunos do ensino básico das escolas de São Pedro e Ribeira Bote, sobre reutilização do plástico e importância da economia circular.

Conforme Grace Ribeiro, co-autora do projecto, esta é a segunda vez que o TXILUF está no CVOW e apesar de terem recebido com surpresa o convite este ano, devido ao cancelamento de várias atividades paralelas devido a pandemia de Covid-19, para darem continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, em que estiveram em quatro escolas, mas que infelizmente devido a situação atual, este ano houve uma redução para duas.

“No CVOW, sempre trabalhamos com escolas do ensino básico. Na edição de 2019, a primeira participação, trabalhamos nas escolas de Salamansa, Calhau, São Pedro e Ribeira Bote e agora reduzimos para estas duas últimas”, explica esta jovem que revela que o projeto teve início no ano passado em 8 escolas do Ensino Básico das comunidades piscatórias e da cidade do Mindelo, com “um Stop Motion onde criámos mensagens de proteção aos oceanos e juntamente com as crianças foram recolhidos plásticos nas praias de cada comunidade e, posteriormente, trabalhado dentro das salas de aula”, relata Grace Ribeiro.

O objetivo, conforme explicou é sensibilizar tanto as crianças como os adultos a preservarem o meio ambiente e “através da recolha de plástico nas praias, reutilizar os materiais e depois animar os brinquedos e figuras, através da técnica da fotografia. “Um frame por segundo”.

Apesar deste ano, o evento adotar um sistema diferente em relação aos anos anteriores, que será realizado maioritariamente online, a coordenadora do projecto mostra-se satisfeita por mais uma vez fazer parte do evento.

Ainda devido a pandemia, também o número de participantes foi reduzido, nas salas de aula, de 10 para 5 alunos.

Ou seja, para Graçe Ribeiro, a ideia é sensibilizar todos a cuidar do que é nosso. Uma ideia que vai de encontro com a temática do Cabo Verde OceanWeek para cuidar do nosso mar.

A pretensão futura é levar o projeto Txiluf para todas as escolas de Cabo Verde.

Para além das atividades principais, o evento sempre trouxe outras atividades paralelas, que envolveram toda a ilha de São Vicente, entre elas: Atividades Culturais, programas educativos de sensibilização ambiental e atividades desportivas na praia da Laginha. Mas, devido a este ano atípico não vai englobar todas estas atividades

A 3ª Cabo Verde OceanWeek decorre de 16 a 20 de novembro.

Elvis Carvalho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.