Jorge Noel Barreto: “Cerca de 80% das mortes provocadas pela covid-19 no país são pessoas com mais de 60 anos”

11/11/2020 23:27 - Modificado em 11/11/2020 23:27
| Comentários fechados em Jorge Noel Barreto: “Cerca de 80% das mortes provocadas pela covid-19 no país são pessoas com mais de 60 anos”

O director nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, afirmou hoje que dos 102 óbitos registados até então no país, provocados pela covid-19, mais de 80% são de pessoas com mais de 60 anos e que padeciam de outras doenças.

Oitenta por cento dos óbitos em consequência da covid-19 em Cabo Verde foram registados em pessoas idosas, maiores de 60 anos, sendo a agravar esta situação, prossegue o DNS, a maioria das pessoas idosas que estão a falecer têm doenças associadas, doenças crônicas não transmissíveis, o que agrava o seu estado de saúde a acelera situações mais graves.

Entres essas doenças estão problemas cardiovasculares, diabetes, infecções respiratórias crónicas e cancros. Jorge Barreto sublinhou, que cerca de 10 a 15% das pessoas que morreram sofriam de hipertensão. A diabetes vem logo a seguir com 6 a 8%. Outros problemas são frequentes como o uso abusivo do álcool, que tem contribuído para os óbitos no país por causa da covid-19.

“Todos estes factores acabam por influenciar e fazer com que as pessoas tenham uma evolução desfavorável e acabam por falecer. Só que muitas pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes conseguiram reagir positivamente, após terem estado mais críticos e já tiveram alta, o que é muito bom” ressalvou.

Conforme a mesma fonte, neste momento o país tem 16 pessoas internadas nos hospitais, sendo o Hospital Agostinho Neto na Praia com 2, um dos quais em estado grave, ainda 5 no Hospital Regional São Francisco de Assis no Fogo, todos estáveis, 3 no Hospital Baptista de Sousa em São Vicente, todos estáveis, 2 no Hospital Regional João Morais em Ribeira Grande de Santo Antão, todos estáveis e ainda 4 no Hospital Regional Santa Rita Vieira em Santiago Norte, todos estáveis.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.