Joe Biden é o 46.º presidente na história dos Estados Unidos

7/11/2020 19:31 - Modificado em 7/11/2020 19:31
| Comentários fechados em Joe Biden é o 46.º presidente na história dos Estados Unidos

O candidato democrata vai suceder a Donald Trump na Casa Branca.

© Kevin LaMarque/Reuters

Joe Biden vai ser o próximo presidente dos Estados Unidos, o 46.º na história da nação. O candidato democrata venceu Donald Trump na corrida à Casa Branca, assegurando o mínimo necessário de 270 votos do colégio eleitoral para ganhar a presidência, com a vitória no estado da Pensilvânia – que lhe rendeu 20 votos dos grandes eleitores. 

Mas Biden também superou Trump no voto popular. Aliás, tornou-se mesmo no candidato presidencial mais votado de sempre, o que também assinala a forte participação nas eleições deste ano. 

Para levar a melhor sobre Trump, foi decisivo para Biden conquistar alguns dos estados que caíram para o Partido Republicano em 2016. Na altura, os triunfos de Trump na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin impulsionaram-no para vencer a corrida contra Hillary Clinton. 

Quatro anos depois, Biden transformou esses três estados que tinham sido ‘vermelhos’ em ‘azuis’, o que o ajudou sobremaneira a traçar o caminho rumo à Casa Branca, à qual vai chegar acompanhado da senadora Kalama Harris, a sua escolha para a vice-presidência. 

Recorde-se que Joe Biden foi o vice-presidente durante os dois mandatos da presidência de Barack Obama e é uma das figuras de topo do aparelho democrata. 

América, “estou honrado”, reage Biden 

Após as projeções da CNN que lhe davam a vitórias nas eleições, Joe Biden reagiu no Twitter. “América, estou honrado que me tenhas escolhido para liderar o nosso grande país”, escreveu Joe Biden no Twitter.

O ex-vice presidente de Obama tem consciência que terá pela frente um caminho “árduo”, mas isso não o impede de garantir que será “um presidente para todos os americanos”, quer para os que votaram nele, quer para os que não o fizeram.

Trump acusa Biden de precipitação e promete luta judicial

O Presidente dos EUA em funções, Donald Trump, acusou o candidato democrata Joe Biden de “precipitação” ao anunciar que é o vencedor das eleições e promete apresentar contestações legais às projeções da imprensa norte-americana que concedem a vitória a Biden.

Kamala Harris é a primeira mulher negra na vice-presidência

Kamala Harris torna-se hoje a primeira mulher afro-americana a ser eleita vice-presidente dos Estados Unidos, rompendo barreiras que mantiveram os homens, quase sempre brancos, nos lugares mais altos da política norte-americana durante séculos.

A até agora senadora da Califórnia, de 56 anos, é também a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a assumir a vice-presidência, representando o multiculturalismo que define a América mas está em grande medida ausente dos centros do poder de Washington.

Kamala Harris é também vista como uma ponte para o futuro do Partido Democrata na era pós-Trump e pós-Biden.

Por Lusa

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.