Em São Vicente nota-se o cumprimento do uso obrigatório de máscaras de proteção – c/vídeo

5/11/2020 23:43 - Modificado em 5/11/2020 23:43
| Comentários fechados em Em São Vicente nota-se o cumprimento do uso obrigatório de máscaras de proteção – c/vídeo

Em Mindelo a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na via pública, a partir desta quinta-feira, para fazer face à covid-19, está sendo cumprida pela maioria das pessoas, conforme constatou este online, numa ronda feita pelo centro da cidade.

Conforme declarações prestadas em ‘off’, alguns defendem campanhas de sensibilização para a importância do uso de máscaras no combate à covid-19, pelo menos nestes primeiros dias, até as pessoas se habituarem à nova realidade.

Ficam de fora desta obrigação os menores de 10 anos e pessoas com problemas de saúde, aplicando-se a mesma norma em todo o território nacional a pessoas em situação de contacto próximo na via pública que partilhem a mesma residência, embora com exceções também para a prática de educação física com distanciamento social e prática de etiqueta respiratória.

Este regime vai substituir o que estava em vigor desde 02 de setembro, cujo decreto-lei estipulava o uso de máscara facial nos espaços públicos como um “dever cívico de todos os cidadãos” e que “a atuação das forças e serviços de segurança” teria apenas “carácter pedagógico e orientador”.

O incumprimento da atual obrigatoriedade dá origem a aplicação de coimas, como já se referiu, cujas receitas vão reverter a favor do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) e do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP).

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.