PR analisa datas das próximas eleições legislativas e presidenciais

30/10/2020 00:10 - Modificado em 30/10/2020 00:11

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, em final de mandato, anunciou hoje que deu início a consultas para definir o calendário das eleições legislativas e presidenciais.

Numa mensagem que divulgou na conta oficial na rede social Facebook, o chefe de Estado referiu que já analisou esse calendário em reunião com o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, na terça-feira.

O encontro explicou, serviu para começar a definir os “próximos momentos do ciclo eleitoral”, que passará por eleições legislativas “num dos primeiros meses de 2021” e as presidenciais “antes de 20 de outubro”.

“Eleições cuja data será decidida após audição dos partidos políticos registados no Tribunal Constitucional e do Conselho da República, além de outras entidades”, disse ainda.

“As eleições presidenciais têm de decorrer seis meses após as legislativas e eu vou ter em conta, não escondo, que o meu mandato termina a 20 de outubro de 2021. Portanto, nos meus cálculos, tudo farei para que eu não exerça nem um dia após o termo do meu mandato”, afirmou.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde aconteceram em 20 de março de 2016 e as presidenciais, que reconduziram o advogado e constitucionalista Jorge Carlos Fonseca como Presidente da República, realizaram-se em 02 de outubro de 2016 (eleito à primeira volta com 74% dos votos).

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.