Autárquicas 2020: Candidaturas tem até à meia-noite desta sexta-feira para apresentar as suas propostas

23/10/2020 00:03 - Modificado em 23/10/2020 00:03
| Comentários fechados em Autárquicas 2020: Candidaturas tem até à meia-noite desta sexta-feira para apresentar as suas propostas

A campanha para as oitavas eleições autárquicas em Cabo Verde arrancou a 08 de outubro, conforme calendário do processo eleitoral, cuja votação está marcada para este domingo 25 e os candidatos podem apresentar a suas propostas aos eleitores até às 24:00 do dia 23 de outubro.

Em São Vicente, 52.686 pessoas estão inscritas para votar no próximo domingo 25 de outubro. A ilha ganhou poucos recenseados em relação a 2016 e o desafio que se coloca às quatro candidaturas é o de combater a abstenção, pois, dos 51 802 inscritos na eleição municipal anterior, apenas 26.935 votaram.

Talvez por isso as candidaturas tenham feito, nos últimos dias, um apelo ao voto, tanto na cidade do Mindelo como nas zonas da periferia.

Nestas eleições estão inscritos 52.686 eleitores, mais 884 em relação ao escrutínio de 2016, dos quais 177 cidadãos estrangeiros, distribuídos por 142 mesas de voto.

Nas eleições de 2016, conforme tabela divulgada pela CRE-São Vicente, constatou-se que a zona do Monte Sossego é aquela que mantinha o maior número de eleitores inscritos nos cadernos eleitores, situação não deve mudar este ano. Seguindo-se as localidades da Ribeirinha, Chã de Alecrim e Bela Vista/Pedreira.

No polo oposto, a zona de Norte de Baía é aquela que deve continuar a apresentar o menor número de eleitores, seguida do Madeiral e Lameirão.

Em todo o território nacional foi fixado o horário de abertura das assembleias de voto, segundo a Comissão Nacional de Eleições, para as 07:00 de 25 de outubro, sendo a admissão de eleitores permitida até às 18:00.

Na prevenção sanitária, devido a pandemia de covid-19, além da redução para 300 do número máximo de eleitores por mesa de voto, para diminuir as aglomerações, será garantida a segurança e proteção individual dos membros das mesas das assembleias de voto com a disponibilização a todos os equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscara cirúrgica, viseira e luvas, sendo obrigatório o seu uso durante o ato eleitoral.

Aos eleitores serão disponibilizados à entrada de assembleia de voto, álcool gel para higienização das mãos, estando estes obrigados a observar um distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metros nas filas junto às mesas das assembleias de voto.

Concorrem ao escrutínio autárquico de domingo, 25, em São Vicente, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), com António Monteiro como candidato a presidente da câmara, Movimento para a Democracia (MpD), com Augusto Neves, Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), com Albertino Graça e Movimento Más Soncent, com Nelson Lopes.

Elvis Carvalho

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.