Xadrez: IV Campeonato Nacional Individual Absoluto em São Vicente arranca esta quinta-feira com 20 participantes

14/10/2020 23:51 - Modificado em 14/10/2020 23:51

A IV edição do Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA), organizada pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), arranca esta quinta-feira, 15, e decorre até 18 do corrente mês em São Vicente, prova que contará com a o número limitado de 20 participantes por causa da pandemia.

Segundo a organização, o IV CNIA será disputado na sala de conferências da Câmara de Comércio de Barlavento em sete eliminatórias, com finalistas em representação das regiões desportivas de São Nicolau, do Sal, de Santiago Sul (Praia) e de São Vicente.

Arlindo Barros, em representação da Casa do Benfica da Praia, conquistou na Ribeira Brava (S. Nicolau), em 2019 o título máximo do xadrez Nacional, pelo que vai defender o título conquistado na temporada transata.

São Vicente participa nesta competição com 11 participantes, sendo o Clube Sportivo Mindelense com 7, Amarante 3 e Falcões do Norte com 1 representante. A ilha do Sal oferece 3 participantes à competição, sendo que todos representam o Oderf da Ribeira Funda. A Casa do Benfica da Cidade da Praia (Santiago Sul), conta com o concurso de 3 participantes, assim como o Sport Clube Escola Baltazar Lopes da Silva da Ribeira Brava de São Nicolau.

À luz do regulamento participam no CNIA’2020, todos os jogadores de nacionalidade cabo-verdiana ou inscritos na Federação Internacional de Xadrez com a bandeira de Cabo Verde, com o título de Campeão Nacional da época anterior; o jogador com melhor Elo (método estatístico).

Participação ainda os campeões regionais ou, no caso de não ter havido campeonato regional, uma representação dessa região; e os jogadores com Elo FIDE.

A FCX prognóstica que “esta quarta edição do CNIA, em virtude da pandemia da covid-19, será um pouco diferente das edições anteriores e todos os participantes irão estar sujeitos a regras de segurança sanitária, de acordo com o que for estipulado pelas autoridades competentes”.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.