Covid-19: Luís Filipe Tavares aponta subida do desemprego para níveis previstos de 19,2%

14/10/2020 23:12 - Modificado em 14/10/2020 23:12
| Comentários fechados em Covid-19: Luís Filipe Tavares aponta subida do desemprego para níveis previstos de 19,2%
Foto: Inforpress

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, considerou que a covid-19 teve um “fortíssimo impacto” na economia, particularmente nos sectores dos transportes e do turismo, que, segundo ele, representa o principal motor de desenvolvimento de Cabo Verde.

Luís Filipe Tava aponta que devido à significativa vulnerabilidade da economia à pandemia, constatou-se que o consumo e o investimento serão grandemente afetados, assim como o mercado de trabalho, empurrando o desemprego para níveis previstos de 19,2%, isto é, quase o dobro da taxa anterior à pandemia.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana reiterou que haverá uma “inversão na dinâmica económica”, com uma contração estimada do Produto Interno Bruto (PIB) entre 6,8% e 8,5% em 2020.

Neste contexto, prossegue, o país definiu como uma das suas prioridades salvar vidas e proteger o emprego e os rendimentos dos mais vulneráveis, bem como garantir o apoio necessário às empresas.

“Em segundo lugar, lançámos um diálogo nacional e com os parceiros externos de Cabo Verde, com vista a relançar a economia no curto prazo, mas sobretudo, procurando perspectivar o desenvolvimento do país no horizonte 2030”, precisou o ministro.

Luís Filipe Tavares  fez essas considerações na 37ª Sessão do Conselho Executivo da União Africana, que decorreu entre nos dias 13 e 14 de outubro.

O encontro, realizado por videoconferência, foi presidido pela ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, em que foram aprovados vários relatórios das diferentes subcomissões da UA.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.