O Clube Sportivo Mindelense entrou com o pé direito no campeonato nacional. Os actuais campeões de Cabo Verde golearam o Paulense, de Santo Antão Norte por 4-0. A figura do jogo foi o médio Maniche que bisou na partida. Com esta vitória os Leões da Rua da Praia saíram na liderança do grupo B após a realização da primeira jornada.
O Estádio Adérito Sena acolheu o jogo entre CS Mindelense e Paulense referente a primeira jornada do Campeonato Nacional 2012. O jogo prometia um embate entre campeões e invencíveis, porque o Paulense era a única equipa participante na competição, que não conheceu o sabor da derrota na sua região desportiva.
Mas a invencibilidade da equipa da cidade do Paúl foi quebrada pelo Mindelense que goleou o seu adversário por quatro bolas a zero. Os Leões da Rua Praia dominaram o jogo até ao apito final, já que o adversário raras vezes chegou com perigo a baliza de Rilly.
Erro
Porém os adeptos do Mindelense tiveram de esperar 39 minutos para gritar golo, porque a sua equipa estava instalada no meio-campo do Paulense, mas os jogadores estavam perdulários. O primeiro golo surgiu dos pés de Maniche na marcação de uma grande penalidade. O árbitro assinalou para a marca dos 11m, porque o guarda-redes do Paulense, Nuzuka teve uma saída desastrosa da baliza e derrubou Mailô que havia perdido a bola para um adversário.
O avançado Mailô agradeceu o erro de Nuzuka e o Mindelense saía na frente do marcador. Mas a vantagem do Mindelense foi dilatada por Maniche aos 43. O camisola 8 rematou tenso á cerca de 25m e bola sofreu um efeito estranho sobrevoando Nuzuka e só parou no fundo da baliza.
Expulsão
Mas o final da primeira parte não terminou sem que o árbitro Nilton Teixeira exibisse dois cartões vermelho. O lateral esquerdo do Mindelense viu o segundo amarelo e foi expulso na sequência de protestos contra a equipa de arbitragem. Enquanto Tutuia do Paulense viu o cartão vermelho directo por suposta agressão a Djin Kelly, numa altura onde os jogadores das duas equipas envolveram- em discussões.
Xeque-mate
Na segunda parte o Mindelense deu sequência ao futebol praticado nos primeiros 45 minutos. Desta forma dilataram o resultado, sendo que Adelin fez o 3-0 aos 73´ após combinação com Dany Koué. Por seu lado, Dany Koué tratou de fechar o resultado em 4-0 aos 90´.
Com este resultado o Paulense perdeu a sua invencibilidade num jogo onde rematou poucas vezes a baliza de Riily, com destaque para um remate de Niná que obrigou Rilly a aplicar-se a dois tempos enviando a bola para fora. Quanto ao Mindelense com esta goleada garantiu a liderança do grupo B após a realização da primeira jornada.