O Estádio Dau d’ Segunda, na cidade de Porto Inglês, na ilha do Maio, vai ser o palco da final do campeonato nacional de futebol, referente à época 2022/23, informou hoje em comunicado a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).
Esta deliberação, de acordo com o Comité Executivo da FCF, insere-se no quadro da política de rotatividade de acolhimento das fases finais de competições, entre as várias regiões desportivas,
“A decisão comporta, também, o reconhecimento de relevantes esforços desenvolvidos, nos últimos anos, pela autarquia em dotar a ilha de adequadas infraestruturas para a prática do futebol”, acrescentou a mesma fonte.
A FCF antecipou em 24 horas o arranque do jogo inaugural do campeonato de Cabo Verde, na Brava, entre Morabeza e Académica do Mindelo, ou seja, na tarde de hoje, no Estádio Aquiles d’Oliveira.
A federação justifica a antecipação do jogo com “razões ponderosas” à nova programação da companhia de transporte marítimo CV Interilhas, no percurso Fogo/Brava/Fogo, o que leva que este jogo seja disputado hoje, às 16:00.
Consoante a nova programação federativa, a delegação da Académica do Mindelo chegou ao Fogo às 10:40 de quinta-feira, 20, tendo seguido de imediato à Brava, onde realizou o treino regulamentar na tarde do mesmo dia.
O jogo Morabeza – Académica do Mindelo realiza-se às 16:00 de hoje, de modo que os campeões nacionais em título de São Vicente deixem a ilha da Brava já no sábado, 22, com paragem até segunda-feira, 24, na ilha do Fogo, onde ficam a aguardar a ligação Fogo /Praia, com conexão imediata Praia/São Vicente.
O técnico da Académica do Mindelo, Rui Leite, já disse que apesar desta “viagem desgastante”, o cansaço nunca não deverá servir de qualquer justificação para que os campeões em título não pontuem na Brava.
O treinador do Morabeza, Ney Locó, disse, por seu lado, que esta antecipação do jogo em 48 horas “atrapalhou os planos” de preparação da sua equipa.
Esta foi a alternativa encontrada pela FCF, “garantindo assim que a delegação da Académica do Mindelo, possa chegar atempadamente a São Vicente”, visando a preparação do jogo da segunda jornada”.
O jogo Morabeza – Académica do Mindelo vai ser dirigido por uma equipa de arbitragem do Fogo, comandada por Bruno Cardoso, que será auxiliado pelos conterrâneos João Pires (primeiro assistente) e Emanuel Pires, tendo o papel do quatro árbitro sido reservado ao bravense Ovídio Tavares.
Os restantes jogos da primeira jornada do campeonato de Cabo Verde continuam agendados para sábado e domingo, consoante a programação inicial.
OM/AA
Inforpress/Fim