Autárquicas 2020: Campanha eleitoral arranca esta semana

4/10/2020 23:30 - Modificado em 4/10/2020 23:30
| Comentários fechados em Autárquicas 2020: Campanha eleitoral arranca esta semana

Arranca oficialmente esta semana, 08 de outubro, a campanha eleitoral para as autárquicas de 25 de outubro, as oitavas eleições autárquicas, em princípio sem os habituais comícios festa nas diferentes localidades de São Vicente.

Conforme as forças políticas está tudo a postos para o arranque da campanha eleitoral para as eleições de 25 de outubro próximo. A “maratona de caça ao voto” inicia oficialmente no dia 08 e termina no dia 23 de outubro.

Os quatro candidatos iniciam a “caça” ao voto nas várias zonas da ilha.

De acordo com a legislação eleitoral, a campanha para as autárquicas arranca oficialmente no 17.º dia anterior ao designado para as eleições terminando às 24:00 do dia 23 de outubro.

Há quatro anos, o Movimento para a Democracia, MpD, venceu com 18 das 22 câmaras municipais, mais cinco do que nas autárquicas de 2012, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde PAICV, ganhou duas e outras duas foram conquistadas por independentes.

 Sobre as formas de realização das ações de campanha, tendo em conta a situação de covid-19 que está a ser vivida no país, ainda não se sabe como vão decorrer estando a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a aguardar uma deliberação da Direcção Nacional de Saúde e outros intervenientes para programarem e definirem quais as balizas a serem respeitadas durante a campanha eleitoral. “Para em conjunto estabelecermos as formas de fazer a campanha nesse período e, quais as diretrizes a serem dadas a conhecer aos partidos políticos e à toda a sociedade”.

No entanto devido à pandemia do novo coronavírus, a campanha para as eleições autárquicas vai decorrer, este ano, sem a realização de comícios, ações porta a porta ou apertos de mãos, como medida de prevenção da doença, segundo as autoridades

Em termos logísticos passos já foram dados e garantiu que a entidade que organiza as eleições em Cabo Verde já tem disponível a verba necessária para realização das atividades eleitorais. As últimas eleições autárquicas, as sétimas realizadas em Cabo Verde para escolha dos titulares dos órgãos municipais aconteceram no dia 04 de setembro de 2016.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.