Com dois casos positivos salas de aula serão encerradas por 10 dias

1/10/2020 23:57 - Modificado em 1/10/2020 23:57
| Comentários fechados em Com dois casos positivos salas de aula serão encerradas por 10 dias

“Quando numa sala de aula aparecem dois casos de covid-19 confirmados, a mesma deve ser encerrada por 10 dias”, estabelece o Plano de Contingência da Educação.

Esta é uma das medidas que constam de uma resolução do Conselho de Ministros com medidas excecionais para o novo ano letivo, que entrou em vigor, esta quinta-feira, 01.

Entre outras medidas, a resolução obriga todos os estabelecimentos de ensino a adotarem um Plano de Contingência da Educação, prevendo um “espaço específico” para acolher eventuais casos com sintomas de covid-19 “até ao contacto com as autoridades de saúde”.

Este ano letivo arrancou com cerca de 132 mil alunos, com aulas presenciais em todo o país, exceto na capital, devido ao aumento dos casos.

No rearranjo do novo ano letivo, o Ministério da Educação decidiu dividir as turmas com número superior a 20 alunos, em que metade terá aulas durante um período, com interrupções de 30 minutos, para a entrada da outra metade.

As aulas serão de 25 minutos, com intervalos de cinco minutos, em que os alunos não mudam de sala, mas sim os professores, para diminuir a circulação dentro das escolas, disse ainda a responsável educativa, avançando que até ao 4.º ano de escolaridade os alunos terão cerca de duas horas de aulas presenciais por dia, ou seja, quatro aulas.

Para o segundo nível de ensino básico e secundário (5.º ano ao 12.º ano), os alunos vão ter mais horas, mas metade da turma vai estar na escola às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto a outra metade vai ter aulas às terças, quintas e sábados.

O ano letivo arranca com cerca de 132 mil alunos nos diferentes níveis de ensino, praticamente o mesmo número do ano anterior, nomeadamente 20 mil alunos no pré-escolar, 80 mil no ensino básico (1.º ao 8.º ano) e os restantes no ensino secundário (9.º ao 12.º ano).

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.