Mais de dezasseis mil alunos iniciam as aulas em São Vicente

1/10/2020 13:34 - Modificado em 1/10/2020 13:34
| Comentários fechados em Mais de dezasseis mil alunos iniciam as aulas em São Vicente

Cerca de 16 mil alunos, desde o pré-escolar ao secundário, frequentam as aulas, em São Vicente, a partir de hoje, para um novo lectivo, que conforme a delegada da Educação, Maria Helena Andrade, está tudo a postos para esse recomeço, mesmo que seja neste ano considerado anormal devido a pandemia da covid-19.

No entanto, Maria Helena Andrade, não fala de dificuldades, mas sim de desafios neste novo ano lectivo, atípico, que é de dotar as escolas de condições não só físicas, mas também materiais e humanas para esta nova realidade.

“Em São Vicente não temos grandes dificuldades que possa dizer que vai condicionar o arranque das aulas”, refere esta responsável da educação na ilha, apontando a situação epidemiológica controlada na ilha, mas apela, não se pode “baixar a guarda. Temos que tomar todos os cuidados”.

Maria Helena Andrade realça ainda que o número total de alunos ainda não está definido, pelo facto deste ano a ilha estar a receber várias transferências de alunos, principalmente das ilhas de Santiago, Boavista e Sal. “São filhos de pessoas que vieram para a ilha, devido a situação provocada pela Covid-19 e também aqueles que perderam os seus empregos.

Sobre a situação das escolas da ilha, diz que desde sexta-feira, esteve numa “maratona” pelas escolas, para conhecer os planos de contingência e as reais dificuldades e responder às solicitações, “para ver o que é possível e não, para que sejam certificadas em termos de condições sanitárias”.

Já na parte curricular houve necessidade, segundo a mesma fonte, de revisão e ainda de formação aos professores, especialmente nas áreas de recursos educativos digitais e plataformas digitais e outras matérias, desde agosto.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.