Ambientalista alerta banhistas para perigo em tomar banho na praia da Laginha após as chuvas

15/09/2020 14:52 - Modificado em 15/09/2020 14:52
| Comentários fechados em Ambientalista alerta banhistas para perigo em tomar banho na praia da Laginha após as chuvas

As chuvas que atingiram a cidade do Mindelo nos últimos dias provocaram estragos na praia da Laginha e também colocaram em alerta eventuais riscos de doenças. A água da chuva acaba arrastando muita sujeira e resíduos de esgoto para o mar, atingido sobretudo a enseada de coral, deixando a praia imprópria para banho, segundo o ambientalista, Guilherme Mascarenhas.

Para Guilherme Mascarenhas, o impacto das últimas chuvas foi “muito grande”, sobretudo na Enseada de Coral, visto que entrou uma grande quantidade de lama, juntamente com resíduos de esgoto, e que provocaram a morte de muitas espécies marinhas.

Destes, salientou que deram a costa algumas espécies marinhas como polvo, ouriços, peixes, santopeias do mar, alguns moluscos, entre outros.

Nisto, diz que nos próximos dias a água estará imprópria para os banhistas e pede às autoridades que tenham em atenção a poluição na praia da Laginha. “Antes de descerem a bandeira vermelha devem ter atenção aos resíduos na areia. Antes de autorizar as pessoas a tomarem banho tem que haver uma análise à água” vincou Guilherme Mascarenhas.

A enseada de coral, é tida para os ambientalistas da ilha como sendo um “oceanário natural e uma das paisagens mais belas da ilha” e o “último refúgio” da vida marinha na Baía do Porto Grande, que, “além do valor científico, tem um enorme valor ecoturístico”.

No entanto, a edilidade sanvicentina deverá fazer esta quarta-feira, 16, intervenções de limpeza na praia da Laginha que está sob bandeira vermelha.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.