Doentes evacuados, estudantes e crianças menores de 12 anos isentos do pagamento do teste de despiste da Covid-19

4/09/2020 16:08 - Modificado em 4/09/2020 16:08

O porta-voz do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, avançou hoje que os doentes transferidos pelo Serviço Nacional de Saúde e os técnicos acompanhantes, os estudantes que têm de prosseguir estudos no estrangeiro e crianças menores de 12 anos vão ficar isentos de pagamento do teste PCR de despiste de covid-19.

Fernando Elísio, fez este anúncio hoje, na cidade da Praia, durante a conferência de imprensa para apresentar as conclusões saídas da reunião do Conselho de Ministros que decorreu ontem, onde garantiu que “não é justo” as pessoas continuarem a viajar sem pagar pelo teste PCR.

“Todos aqueles que têm que viajar devido a trabalho, a entidade empregadora pagará o seu teste. Não é justo todos continuarem a viajar sem o pagamento do teste PCR. Esta é a medida mais adequada face ao momento que o país vive” vincou.

De fora desta isenção ficam as pessoas que façam viagens internacionais “por motivos não essenciais, por sua própria iniciativa”.

Elísio Freire referiu que a Entidade Reguladora Independente de Saúde (ERIS), vai definir o preço, os procedimentos, a tabela e as alterações, sendo o papel do Governo foi definir as categorias que não vão pagar essa taxa dos testes.

De realçar que o teste PCR usado para despiste da covid-19, custa 11 mil escudos e que até então em casos de voos internacionais é custeado pelo Governo.

  1. Paulo M.

    Parece que o Governo está inventando a roda só agora. É a medida que estou defendendo há muito tempo, ou seja, cada um pague pelo seu teste, caso queira viajar e que seja pago pela Entidade patronal, se for uma viagem de serviço. De fora ficariam os cidadãos evacuados, etc. E quem não quiser pagar o teste, que senta o rabiosque em casa. Simples. Sem contar que é uma forma de reduzir a transmissão entre ilhas. E mais, que seja o teste PCR mesmo em viagens internas. Não faz qualquer sentido que alguém da Praia queira passar férias em S. Antão, faz um teste rápido, que sabemos não é eficiente, dá negativo, viaja e contamina alguém em S. Antão.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.