Santo Antão: MAA lança parasitoide contra lagarta-do-cartucho do milho em Porto Novo e Ribeira Grande

3/09/2020 16:17 - Modificado em 3/09/2020 16:17
| Comentários fechados em Santo Antão: MAA lança parasitoide contra lagarta-do-cartucho do milho em Porto Novo e Ribeira Grande

O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário e a Delegação do Ministério da Agricultura vão estar esta sexta-feira, 04, nos concelhos do Porto Novo e da Ribeira Grande em Santo Antão, para a libertação do ˈtrichogramma contra a lagarta-do-cartucho do milho.

Através de uma nota enviada ao NN, o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) assegurou que o parasitoide ˈtrichogrammaˈ é considerado um inimigo natural da lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda). Por isso, a sua libertação é essencial para a mitigação dos efeitos de invasão dessa lagarta e de outras pragas que pode controlar em Cabo Verde.

“Estes pequenos insectos serão introduzidos na plantação do milho, controlando a praga acima referida”, declara o MAA.

A mesma fonte, realça ainda que a lagarta-do-cartucho é uma praga relativamente nova em Cabo Verde e está a ser controlada intensamente pelos serviços do MAA tendo por base uma equipa de investigação liderada pelo Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), desde de 2016.

“O controlo a esta praga é de abrangência nacional e durante os meses de agosto, setembro e outubro, equipas do MAA estarão presentes no terreno controlando esta praga, no sentido de garantir um ano agrícola bem-sucedido”, diz o MAA.

A nota revela ainda que “as fábricas de produção do ˈtrichogrammaˈ estão localizadas nas ilhas de Santiago e Santo Antão e têm condições para produzir inimigos naturais que cobrem as necessidades de todo o país”.

Por fim, garante que brevemente mais uma fábrica será montada na ilha do Fogo, informou o Ministério da Agricultura e Ambiente.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.