CV Telecom vai adquirir mais dois retificadores para evitar que o país sofra nova rotura de comunicação

14/08/2020 00:03 - Modificado em 14/08/2020 00:03

Retificador é um equipamento para garantir o abastecimento ininterrupto e correto dos provedores de internet (entidades que oferecem este serviço) de forma remota.

A operadora de telecomunicações CV Telecom vai adquirir mais dois retificadores alternativos em caso de incidente, como o incêndio há um mês que deixou Cabo Verde vários dias com problemas nas comunicações, disse o presidente da empresa.

“Este incêndio foi um acontecimento fortuito, numa sala de retificadores. Já montámos um segundo retificador e estamos a avaliar a aquisição de um outro retificador alternativo caso venha a haver incidentes”, disse à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração da CV Telecom, João Domingos Correia.

Segundo João Domingos Correia, “ninguém pode prever isso”, mas a empresa está “a tomar as medidas para que não aconteça”, para “evitar que o país caia na rutura de comunicação”.

Além do atual retificador, que já está operacional, o presidente afirmou que outro, que já está em processo de compra, vai ser instalado na CV Telecom, mas não no edifício.

Já o terceiro vai ser instalado no terminal do cabo submarino para ligar à Europa e América Latina, cujo projeto foi hoje lançado na zona industrial de Achada Grande Frente, na cidade da Praia, ilha de Santiago, e deverá ficar pronto dentro de cinco meses. 

Relativamente aos problemas de internet, João Domingos Correia garantiu que já está “praticamente tudo reestabelecido” e que a empresa já está a tomar medidas no sentido de mitigar os riscos e as ameaças que eventualmente possam ocorrer.

Este responsável adiantou que o incêndio do dia 11 de junho não é o primeiro incidente que provoca problemas no sistema de internet do país, apontando uma rotura em janeiro do cabo submarino internacional, que também deixou o país quase um dia sem internet.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.