Morreu o jornalista Germano Lima. Ainda não se conhece a causa da sua morte

30/07/2020 22:48 - Modificado em 30/07/2020 22:48

Faleceu, esta quinta-feira, em São Vicente, o antigo jornalista da Rádio de Cabo Verde, Germano Monteiro Lima, aos 51 anos de idade. O corpo de Germano Lima foi encontrado sem vida, estava no mar próximo da zona de Rotchinha, na cidade do Mindelo. Os bombeiros encontraram o corpo de cara para baixo numa zona de água rasa. O corpo não apresentava sinais de ferimentos. Os indícios apontam que pode ter sentido alguma indisposição e ter-se afogado, apesar da pouca profundidade da água nessa pequena praia. Germano padecia há algum tempo de diversos problemas de saúde, mas ainda não se sabe a causa da morte.

Formado na ex-URSS, Germano Lima iniciou a sua actividade na década de 90, na Rádio Nova, emissora católica cristã de Cabo Verde. Chegou à RCV em finais do ano 2000, onde desempenhou funções de editor dos principais jornais e também coordenou alguns magazines culturais, bem como rubricas ligadas à ciência e à tecnologia.

O jornalista foi um dos fundadores da RCV+, canal jovem da Rádio Pública, tendo sido o seu primeiro coordenador entre 2007 e 2009.

A Rádio de Cabo Verde já reagiu ao passamento do seu antigo jornalista. Em nota de pesar, a Direção diz “não ter palavras para expressar os sentimentos pela partida inesperada de um profissional de fino trato, grande amigo e colega que conquistava todos pelo seu jeito meigo de tratar o próximo.”

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) também já se manifestou consternada com esta morte. Em comunicado, a direcão da AJOC fala em “profundo pesar” e destaca as qualidades de um “profissional altamente qualificado”. Além de destacar o facto de ter sido editor e também de ter coordenado programas e rubricas, a AJOC recorda, ainda, a contribuição que Germano Lima deu para a digitalização da RCV.

“Se hoje a Rádio de Cabo Verde ostenta um desenvolvimento tecnológico bastante aceitável, nomeadamente nos domínios de produção e gestão de emissão em ambiente virtual, muito se deve ao interesse e ao espírito inovador do Germano Lima”, lê-se no comunicado.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.