O rapper Gabriel O Pensador vai gravar uma nova versão de “Sodade”, uma das mornas mais emblemáticas de Cabo Verde, símbolo de um período dramático da emigração para S. Tomé e Príncipe, para fugir às implacáveis fomes que na época assolou o arquipélago.
O tema é indubitavelmente um dos grandes hinos nacionais, canção eternamente popularizada por Cesária Évora, que a cantou em todos os palcos do mundo, mas que também foi gravada e cantada por centenas de outros aristas nacionais e internacionais.
Numa viagem a Cabo Verde, em junho de 2014, o rapper brasileiro, que está atualmente nos tops das tabelas de música mais ouvidas no arquipélago, escreveu nas suas redes sociais o quanto ficou apaixonado pelo país, “terra de música boa, de lindas paisagens, de pessoas de jeito simples e espírito elevado”, como Cesária Évora.
A paixão, parece, levou-o a gravar agora uma nova “Sodade”, que deverá ser disponibilizada nas plataformas digitais em breve.
A notícia foi avançada pelo BANTUMEN, que é “um magazine eletrónico em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura urbana da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora”.