ENAPOR garante que não há nenhuma diminuição no rendimento dos estivadores do Porto da Praia

24/02/2024 19:49 - Modificado em 24/02/2024 19:49

Na passada quinta-feira, 22, o vice-presidente da SIACSA em conferência de imprensa, acusou o Porto da Praia de ter alterado a tabela de estiva em vigor, provocando uma redução de 10 a 15% dos rendimentos dos estivadores.

A ENAPOR afirmou, esta sexta-feira, em São Vicente, que nunca, houve qualquer alteração na tabela salarial aplicável a este escalão. “E é importante frisar que as condições salariais contratualizadas não podem ser alteradas unilateralmente pelo empregador”, justificou o Presidente do Concelho de Administração da empresa que gere os portos nacionais, Erineu Camacho, que considerou que esta seria “claramente, uma medida ilegal e sem qualquer enquadramento”.

Sobre esta acusação o PCA, diz desconhecer as razões que levaram o SIACSA a concluir que houve alteração ou redução da tabela salarial. “Isto revela, claramente, que este sindicato não conhece bem o funcionamento da empresa e também não conhece a tabela salarial”.

Sobre a questão dos salários oferecidos no dia 15 de fevereiro, altura que funcionava a no Porto da Praia, um navio que movimentava cerca de 190 contentores, o SIACSA afirmou que os comissários ofereciam um salário inferior a 60 mil escudos.

“Nada mais falso. Ou seja, todos os comissários que trabalhavam neste navio ofereciam um salário superior a 60 mil escudos”, rebateu Erineu Camacho.

E considera “impressionante” que este sindicato, há cerca de um mês, tenha dado uma entrevista dizendo que houve uma redução de 40% dos salários dos estivadores. 

“E ontem já se falava entre 15% e 10%”e questiona o sindicado sobre a credibilidade das suas afirmações, alegando que o SIACSA, não está preparado para defender os reais interesses da classe dos administradores.

“No dia 16, o Conselho de Administração reuniu-se com todos os sindicatos para tratar de questões de aumento salarial. E essa união não apareceu. Não compareceu para discutir no seu próprio fórum assuntos relevantes para nossos administradores”, atirou.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.