Directora Executiva do MCC elogia democracia cabo-verdiana como referência em África e no mundo

24/02/2024 19:20 - Modificado em 24/02/2024 19:20

A directora-executiva do Millennium Challenge Corporation (MCC), Alice Albright, elogiou hoje o desempenho de Cabo Verde a nível da democracia e respeito pelos direitos humanos e realçou que é uma referência em África e no mundo.

Alice Albright que se encontra de visita de quatro dias a Cabo Verde no âmbito do terceiro compacto do Millennium Challenge Corporation (MCC), sublinhou que os dois países têm uma relação de cooperação muito alargada e uma ligação histórica muito profunda.

A directora lembrou que o programa MCC foi criado em 2004 pelo Presidente George W. Bush e que Cabo Verde foi um dos primeiros países a serem seleccionados.

Entretanto explicou que o programa vai fazer uma avaliação regularmente aos países para analisar três dimensões da política, como a democracia e justiça, se está a construir a sua economia e se investe nas pessoas.

“Cabo Verde tem sido um dos países mais fortes com quem o MCC já trabalhou à volta destas três dimensões, e esse compromisso muito forte da parte do vosso País a este tipo de desafios, capturou a nossa atenção para seleccionar em Cabo Verde para um compacto regional”, referiu.

Segundo adiantou, em reconhecimento ao seu forte desempenho, Cabo Verde foi seleccionado para o terceiro compacto do MCC que terá como foco a integração regional.

“No seguimento da história de Cabo Verde ser o primeiro do MCC, esta é a primeira vez que estaremos a trabalhar num compacto regional com um País arquipelágico e estamos muito contentes por termos esta experiência e oportunidades que irão surgir”, precisou.

Na ocasião adiantou que o encontro foi muito produtivo e que o próximo passo passa por analisar o processo, identificar as oportunidades e os projectos de modo a ter um conhecimento mais profundo e, posteriormente, será anunciado o envelope financeiro a ser disponibilizado.

A delegação do MCC, chefiada pela directora-executiva, Alice Albright, iniciou na segunda-feira, 19, uma visita de quatro dias a Cabo Verde para discutir com o Governo o processo de desenvolvimento do primeiro compacto regional para Cabo Verde aprovado, em Dezembro último, pela Administração do MCC.

É a terceira vez que Cabo Verde é seleccionado para um financiamento do MCC, sendo que nas duas primeiras ocasiões, em 2005 e 2012, foram contemplados um conjunto de investimentos em infra-estruturas portuárias e abastecimento de água e saneamento, num total de 176 milhões de dólares.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.