São Vicente continua a resistir ao vírus: Cerca de 200 testes rápidos testaram negativo

4/06/2020 23:56 - Modificado em 4/06/2020 23:56

O Delegado de Saúde de São Vicente, Elísio Silva, assegura que na quarta-feira, foram aplicados cerca de 200 testes rápidos, cujos resultados foram negativos, pelo que esperam agora o resultado dos testes de PCR para confirmar a situação dessas pessoas em relação à covid-19.

Elísio Silva avança que estes testes rápidos foram aplicados a aproximadamente 200 pessoas provenientes da ilha do Sal e de São Nicolau, que estão em quarentena obrigatória em dois hotéis da cidade do Mindelo e também no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

O mesmo realça que nos próximos dias a Delegacia de Saúde continuará com o trabalho de aplicação de testes rápidos de despiste de covid-19, nas pessoas com proveniência da ilha do Sal.

Para já, conforme adianta o Delegado de Saúde, os mesmos estão a aguardar pelo resultado dos testes de PCR, para se saber se estão ou não infetadas com o novo coronavírus. Em caso de negatividade para os exames os mesmos vão cumprir a quarentena domiciliária.

De realçar que São Vicente tem neste momento cerca de 200 pessoas em quarentena obrigatória que estão em dois hotéis do centro da cidade do Mindelo e no Centro de Estágio da FCF. São profissionais de saúde que estiveram em contacto com a grávida evacuada da ilha do Sal e também passageiros e tripulação do navio Inter-ilhas que chegou ao Porto Grande no dia 31 de Maio, proveniente de São Nicolau, tendo como ponto de partida a ilha do Sal.

Outra informação avançada por Elísio Silva é que o laboratório de virologia na ilha de São Vicente, com capacidade diária de realização de 100 testes, ficará nas instalações do laboratório dos produtos de pesca do INDP e poderá entrar em funcionamento nesta sexta-feira, 05.

O laboratório irá servir a região norte do país pelo que, além de S. Vicente, receberá amostras de São Nicolau, Santo Antão, Sal e Boa Vista.

“Em princípio se tudo correr bem, a partir desta sexta-feira poderemos iniciar a realização de testes de PCR em São Vicente” revela.

Para já dois técnicos que vieram da cidade da Praia vão assegurar o serviço até que seja constituída uma equipa local, cujos técnicos já estão a receber formação na cidade da Praia.

  1. Dias Santos

    Porque não fazem testes antes de vir para São vicente? Idem para outras ilhas, se vem do estrangeiro ou de outra ilha, porque eles não fazem testes antes de entrar na respectiva ilha?
    E assim tao dificel?!
    Um procedimento tao básico e logico!!! Porque continuam a deixar pessoas viajarem de uma ilha para outra ou a chegar do estrangeiro sem testes previamente feitos antes da partida?

    Parece tao ridículo e absurdo! Alguém me explica qual a base de conhecimento , a logica em alguém nao fazer teste antes de chegar ao destino?

    Parece falta de inteligencia, permitirem viagens sem testes! Sera que e mesmo falta de inteligencia? Conheço um senhor de 95 anos que diz que na realidade as pessoas não são inteligentes, por vezes somos racionais. mesmo sendo Doutores, ele chama a isso a arrogância da ignorância.

    Desculpem estar a repetir a mesma coisa , as pessoas vivem tai distraídas da realidade principalmente em Sao vicente abençoados estamos pela sorte. Pura sorte.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2022: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.