Mau tempo adia lançamento da SpaceX

27/05/2020 22:24 - Modificado em 27/05/2020 22:24

O mau tempo que se faz sentir no Centro Espacial Kennedy, na Florida (EUA), obrigou ao cancelamento e consequente adiamento da nave espacial Spacex.

© Reuters

Aconteceu o que se temia. O primeiro lançamento tripulado da agência espacial de Elon Musk, que estava marcada para esta quarta-feira foi adiado devido ao mau tempo. 

A nova data para o lançamento já foi revelada. Deverá acontecer no próximo sábado, dia 30.

Este voo espacial, considerado histórico, será o primeiro a sair do solo dos Estados Unidos desde 2011 e será a missão mais perigosa e prestigiada que a NASA (agência espacial norte-americana) alguma vez confiou a uma empresa privada.

Os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley, que estão de quarentena devido à covid-19 há duas semanas, vão voar a bordo da nova cápsula Crew Dragon, lançada pela SpaceX, uma ‘start-up’ fundada em 2002 por Elon Musk, obcecado por Marte e criador dos carros elétricos da Tesla.

Durante a missão, batizada de Demo-2, vão ser testados os sistemas de voo, foguetes, navios e processos de aterragem desenhados pela empresa fundada por Elon Musk.

O objetivo é que a NASA possa enviar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional em voos comerciais dos Estados Unidos e não da Rússia, como acontece desde o final do programa de espacial Atlantis, em 2011.

Esta missão procura também lançar as bases para futuros planos de exploração para a Lua, a partir de 2024, e Marte, a partir de 2030.

Em Notícias ao Minuto c/Lusa

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.