Esta garantia foi dada por Isaltino Morais, presidente desse Município português que detém o estatuto de ser a primeira Câmara Municipal a estabelecer uma cooperação com a CMSV. Isaltino Morais assegurou que apesar da crise económica que afecta Portugal, o Município que preside vai apoiar São Vicente em áreas como a educação, o desporto, a acção social e ainda na construção do polidesportivo da Zona Norte, a ser edificado em Chã D´Alecrim.
Durante a sua estadia na ilha de São Vicente, Isaltino Morais mostrou disponibilidade para que o acordo de geminação entre a Câmara Municipal de Oeiras e de São Vicente continue a ser uma realidade. O autarca português sublinhou que existe um acordo institucional caracterizado pela amizade porque há uma compreensão mútua nessa geminação pois há uma ideia clara dos preceitos de dar e receber.
Polivalente
Segundo Isaltino Morais, a ilha de São Vicente continua a merecer a ajuda da Câmara Municipal de Oeiras e, nesse sentido, o orçamento do Município para 2013 contempla o apoio à construção do polidesportivo da Zona Norte. “Este ano vai iniciar o apoio na construção dessa infra-estrutura porque sabemos que tudo o que tem a ver com a actividade e a ocupação física tem uma importância na vida das pessoas, particularmente dos jovens e, por outro lado, servirá para a execução de actividades culturais”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, o sector do desporto tem tido um papel importante na ilha de São Vicente, daí a necessidade de investir nessa actividade. Mas Isaltino Morais garante que o acordo de geminação vai privilegiar ainda as áreas da educação, cultura e acção social porque são sectores importantes para o desenvolvimento da ilha.
Trabalho
Morais enalteceu o trabalho do edil Augusto Neves e dos cidadãos que exerceram as funções de presidente da CMSV, pelo seu papel na melhoria das condições de vida dos munícipes e na execução de projectos que contribuem para a transformação da ilha.
“A ilha de São Vicente é, justamente, um daqueles municípios onde se sente a marca dos próprios autarcas. Isso constata-se na paisagem, na estética dos edifícios, nas novas fábricas, no olhar sobre os bairros, planos de água, entre outros ganhos e que para mim é consolador assistir a esse desenvolvimento. Por isso, felicito todos os autarcas de São Vicente por todo o trabalho que têm feito”.
O presidente da Câmara Municipal de Oeiras aproveitou a visita a São Vicente para endereçar uma saudação especial aos são vicentinos pela sua amizade e ensinamentos transmitidos à sua pessoa e ainda pela solidariedade demonstrada nos períodos mais importantes e difíceis da sua vida.
é amigos são para as ocasioes ,tb fomos a tribunal por ti com Onesimo e Veiga : amor com amor se paga
õ Isaltino e akel tchon na Caiau? E kel fema li na Fonte Francês?… Bo tem passode sabim li na Soncente, por iss bo camara de Oeiras, tem de continuà amigagem ma nôs Soncente!…