Artur Correia diz que começa a duvidar que os 4 casos importados em Portugal sejam provenientes de Cabo Verde

1/04/2020 18:33 - Modificado em 1/04/2020 18:34

Na sequência da informação divulgada no domingo, 28, pela Direção Geral de Saúde portuguesa, de que existiam nos registos quatro cidadãos provenientes de Cabo Verde com covid-19, o Director Nacional de Saúde, Artur Correia, vincou que já está a ficar “angustiado” porque todos os dias enviam e-mails, ao ponto de começar a duvidar da veracidade dessa informação.

Artur Correia fez estas declarações quando confrontado sobre os casos anunciados pela Direção Geral de Saúde de Portugal, durante a habitual conferencia de imprensa do ponto de situação do covid-19 no país, onde voltou a frisar que ainda não teve nenhuma notícia sobre este caso.

“Daqui a pouco começo a duvidar de que são casos importados de Cabo Verde, porque começo a ouvir outras informações, não oficiais evidentemente, que não vou expor para não causar mais dúvidas ainda. O certo é que ainda não recebemos e estamos à espera, ansiosamente, das informações e estamos a insistir várias vezes. Ainda hoje fizemos isso de novo” salientou o DNS.

De referir que ontem disse que a informação que receberam é que os quatro casos positivos de covid-19, que chegaram em Portugal provenientes de Cabo Verde, estiveram no país durante a fase de incubação dos vírus.

  1. Jonathan

    debe foca no essencial, pmd apenas informa diariamente casos suspeitos eh muito pouco face a dimensao des pandemia;
    CV ainda sta na fase inicial e no sabe q es virus tem um padrao global comum. Cv ate agora ca consegui determina dentro de populacao exposta, canto casos pode ter sido p primeiro paciente infetado n Boavista, por exemplo. Pmd isso do ponto cientifico? Pmd assim , ta pode ser possivel preve com alguma razoabilidade curva epidemica do covid-19.
    jornalistas deve indaga sobre equipamentos que SNS ja tem, como por ex. ventilatores que eh key qd no aproxima de um cenario pessimista. Pa mi eh precisa associa pessoas com capacidade p faze e le previsoes com base na modelos q otos paises sta ta usa…debe tinha um equipe multidisciplinar ta acompanha evolucao de covid-19 na CV. o facto de no ca tem casos nes dias pode ser outliers ( q sta fugi um pouco de padrao de transmissao do virus).

  2. JII

    talvez eh medjol nhos comeca ta “testa” tb fiabilidade de nhos teste, pmd ses fiabilidade da varia txeu em funcao de fabricante. E mais, mode literatura cientifica dja aponta, virus tem stado ta sofre mutacao e tem aumentado dificuldade n detectal….
    Alguns discursos q autoridades tem stado ta faze ca sta alinhado c conhecimento cientifico que se tem ate agora sobre covid-19 e infelizmente na CV, no que tem txeus competencias, pa lida k es pandemia global.
    eh momento oportuno p matematicos (doutores , ja q es ta considera catedraticos????) de UniCV, ajuda na analisa modelos de previsao epidemiologicos …..

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2020: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.