Artista plástico Tutu Sousa pretende criar museu privado de peças antiga

19/04/2023 16:38 - Modificado em 19/04/2023 16:38
@descendencias.pt

O artista plástico Tutu Sousa pretende criar, “no futuro”, um museu privado para a exposição de peças antigas, como forma de contar a história de Cabo Verde através desses artefactos.

A intenção foi avançada à imprensa à margem da exposição “No Berço”, realizada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, para assinalar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, comemorado hoje, 18 de Abril, sob o lema “Património e Mudança”.

“Temos muitos colecionadores de peça antiga em Cabo Verde, há pessoas que as colecionam como peças decorativas, no meu caso, tenho um projecto de fazer um museu”, precisou Tutu Sousa, acreditando que com um museu as peças antigas terão maior utilidade.

“De certa forma estaremos a contar um bocadinho do que foi a nossa história e há peças com histórias interessantes”, exemplificando com uma bicicleta patente na exposição que era utilizada pelo seu proprietário para transportar sacos de cimento para a construção da sua casa.

Por isso, avançou que para as próximas exposições, que vão ser na Cidade da Praia e em outras ilhas, vão ser adicionadas histórias à cada peça antiga” de modo a fazer circular e lembrar um pouco do passado do povo cabo-verdiano”.

A exposição, que vai estar patente no Centro Cultural Cidade Velha, até 26 de Abril, apresenta peças antigas colecionadas pelos artistas Tutu Sousa, Cláudia Sousa, Kabé de Pina e Rita Fernandes.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.