Portugal vai investir 400 mil contos em formação profissional em Cabo Verde

4/12/2023 17:09 - Modificado em 4/12/2023 17:09

Cabo Verde e Portugal assinaram na manhã desta segunda-feira, na Cidade da Praia, um memorando de entendimento para a consolidação de centros de excelência profissional no país. Trata-se de um instrumento que o Vice-primeiro-ministro vê como um fator de criação de oportunidades para os jovens. 

O documento foi rubricado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, e pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, no âmbito da visita de dois dias que a governante portuguesa efetua ao arquipélago.

Na ocasião, Ana Mendes Godinho considerou a assinatura deste acordo de “histórico” uma vez que Portugal vai fazer um investimento direto de 4 milhões de euros (cerca de 440 mil contos), que vai permitir dar competências aos jovens para se afirmarem num mundo global e serem também “as grandes armas” de desenvolvimento de Cabo Verde.

Segundo adiantou a governante, nos próximos dois anos Portugal vai investir 4 milhões de euros nos centros de excelência nas áreas estratégicas do futuro como o digital, social, transição energética, construção civil, metalomecânica e turismo de modo que este instrumento seja um transformador de vidas.

“Acreditamos mesmo que a qualificação e valorização das pessoas é mesmo que transforma a vida concreta de cada jovem, mas também a vida concreta dos países”, realçou a ministra, que assegurou que a ideia é beneficiar duas mil pessoas.

Para a governante, dar poder às pessoas é dar capacidade de concretizar os seus sonhos, de se empoderarem através das qualificações, é “dar qualificações e armas de vida” de transformação de um país.

“É nesta criação deste espaço de riqueza, porque é isso que nos permite eliminar combater a pobreza   como estamos todos empenhados coletivamente construir de facto um futuro partilhado de sonhos que se concretizam com actos e que não são meras ilusões”, concluiu.

Por seu turno, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, disse que este acordo vai criar oportunidades que aumentam o emprego para os jovens, permitindo fazer o alinhamento entre a formação, conhecimento, financiamento e oportunidades.

“Nos temos que criar em Cabo Verde e nos próximos anos mais de dois mil empregos novos, qualificados e bem remunerados, temos que aumentar a capacidade nossa economia, melhorar o ecossistema, mudar os instrumentos para que esses jovens africanos que estão fora dos bens essenciais possam ter essas oportunidades”, apontou Olavo Correia.

Sublinhou que este memorando de entendimento visa também promover o capital humano e as oportunidades de empreendedorismo.

Na ocasião, Olavo Correia disse ainda que o Governo conta com o apoio dos parceiros para promover no próximo ano uma cimeira de investimentos centrado na juventude, para discutir, analisar e encontrar novas soluções para esses jovens, que segundo o mesmo, têm talentos e querem empreender.

O ato foi co-presidido pelos chefes dos Governo de Portugal e Cabo Verde, António Costa, e Ulisses Correia e Silva, respectivamente, em formato virtual, tendo ambos considerado que este acordo constitui um “passo importante” no reforço das relações entre os dois países centrado nos cidadãos.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, visita ainda hoje a residência de formandos e formadores em Pedra Badejo, Centro Nacional Ortopédico de Reabilitação Física e a Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais (Colmeia)

Consta ainda da agenda um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire.

C/Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.