Santo Antão: Deputados do MpD garantem que há parte da verba para a ampliação do porto do Porto Novo

19/10/2023 10:15 - Modificado em 19/10/2023 10:15

Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD-poder) eleitos por Santo Antão asseguram hoje que a ampliação do porto do Porto Novo vai ser uma realidade, porquanto há já “parte” do financiamento para o efeito.

“Já nos foi dado garantias de que já tem parte do valor desta obra mobilizada e que está à procura da demais parte do financiamento junto de parceiros internacionais” para a ampliação do porto, assegurou hoje o deputado Damião Medina, no dia em que este porto recebeu a primeira escala na presente temporada de cruzeiros.

A extensão do porto do Porto Novo, no entender dos parlamentares do MpD, representa “uma das alavancas do desenvolvimento” de Santo Antão, informando que, “depois dos estudos obrigatórios de viabilidade técnica e económica”, o Governo e a empresa que administra os portos em Cabo Verde, a Enapor, já deram “garantias” de que o projecto vai avante.

Santo Antão, segundo a mesma fonte, precisa de um porto que tenha condições de atracagem em simultâneo de um navio cruzeiro de grande porte e dois navios de passageiros e de carga.

Quando um navio de cruzeiro de grande porte escala Santo Antão, o desembarque dos turistas faz-se através de pequenas embarcações através de uma plataforma flutuante.

O porto do Porto Novo deverá receber até ao final deste ano um total de 15 escalas de navios de cruzeiros, facto que deixa “animados” os agentes turísticos nesta ilha.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.