“Exorto os militares a preservarem o espírito patriótico e de missão nas Forças Armadas”

16/01/2013 01:40 - Modificado em 16/01/2013 01:40
| Comentários fechados em “Exorto os militares a preservarem o espírito patriótico e de missão nas Forças Armadas”

O Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, coronel Alberto Fernandes, enalteceu o papel de todos os cidadãos que passaram pela instituição castrense e os que continuam no activo pela sua resposta às missões e solicitações da sociedade cabo-verdiana. O coronel Alberto Fernandes, exortou os militares no activo a preservarem o espírito patriótico e de missão que caracteriza os recursos humanos da instituição militar.

 

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, presidiu na ilha de São Vicente à cerimónia oficial em comemoração do 46º aniversário das Forças Armadas de Cabo Verde. O acto aconteceu no Comando da 1ª Região Militar e contou com a presença de várias personalidades da esfera militar, política, religiosa e da sociedade civil.

Para falar do 46º aniversário das FACV, o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, coronel Alberto Fernandes, fez uma viagem no tempo e recordou o ano de 1967, data da criação da instituição militar. O coronel Alberto Fernandes invocou o reconhecimento aos cidadãos que perante Amílcar Cabral, pai da Nacionalidade, juraram fidelidade à luta pela independência de Cabo Verde e consolidação dos valores da nação cabo-verdiana.

 

Reconhecimento

“Felicito os Combatentes da Liberdade da Pátria, militares na reserva, na reforma e os militares no activo e funcionários civis que lutaram com denodo por umas FA cada vez mais ao serviço de Cabo Verde e dos cabo-verdianos e capazes de responder às missões e solicitações da sociedade cabo-verdiana. E para os que estão no activo, exorto-vos a preservar esse espírito patriótico e de missão, esse sentido de interesse institucional que vos caracteriza e a empenharem-se ainda mais na consecução da nobre missão e na credibilização das nossas Forças Armadas” declarou o CEMFA.

O coronel Alberto Fernandes aproveitou a cerimónia para assegurar que os recursos humanos são o mais valioso activo da instituição militar e que as FA contam com o apoio dos militares na reserva, pelo seu conhecimento e experiência, aliados ao patriotismo e amor às Forças Armadas. O CEMFA afirmou ainda que a data é um momento de balanço e de reflexão para se delinear o futuro das Forças

 

Armadas

Por seu lado, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, saudou os cidadãos que estiveram na génese da edificação do sonho que deu origem às FA e aos que investiram esforços para continuarem a obra permitindo o enraizamento e a consolidação da instituição militar que tem cumprido o seu papel nos vários momentos da história da nação cabo-verdiana.

“As FA têm funcionado como uma verdadeira escola de cidadania ao contribuírem para a educação dos jovens no sentido de incorporarem os valores alinhados ao rigor, ao respeito pelo país e pelos cidadãos. Mas também, para a defesa da integridade territorial, a aprendizagem para a vida e a interiorização do sentido do patriotismo e do respeito pelos símbolos da nação” assegurou o ministro Rui Semedo.

 

Condecorações.

O CEMFA coronel Alberto Fernandes, acompanhado pelo comandante da 1ª Região, tenente-coronel Anildo Morais, condecorou militares com a Medalha de Comportamento Exemplar. O major José Vieira, ex-comandante do Centro de Instrução Militar Zeca Santos e o capitão José Rui Neves, receberam a medalha de 1ª classe. O capitão Paulo Lopes recebeu uma medalha de 2ª classe e a medalha de 3ª classe coube aos sargentos-principais, José Varela, António Semedo, Paulo Lima, Benvindo Santos, Flávio Moreira e aos cabos-adjuntos, Celestino Cruz e João Gonçalves.

De seguida, um grupo de militares procedeu à execução de técnicas de defesa pessoal e de tacto e no final da cerimónia, as forças que compõem o Comando da 1ª Região fizeram um desfile por várias ruas da cidade do Mindelo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.