CMSV promove reflexão para assinalar o 13 de Janeiro

13/01/2013 23:20 - Modificado em 13/01/2013 23:20
| Comentários fechados em CMSV promove reflexão para assinalar o 13 de Janeiro

A Câmara Municipal de São Vicente realizou uma palestra para assinalar o dia 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e Democracia tendo como oradores Ilídio Silva e Manuel Faustino. O salão nobre da câmara encheu-se de pessoas, em comemoração do dia. O Presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, na nota de boas-vindas falou da data como “um marco histórico” para Cabo Verde. E para Neves o 13 de Janeiro deve ser um dia de reflexão sobre a democracia e liberdade.

 

Os dois palestrantes falaram para a plateia sobre os conceitos de democracia e liberdade, e o significado da data para Cabo Verde. Ilídio Silva que vê o 13 de Janeiro como um “marco que não tem paralelo”. Silva acrescenta que o dia da democracia e liberdade não é somente um rótulo ou um quadro que colocamos na parede mas “ela tem que ser exercida diariamente”.

Falando da liberdade como a capacidade de os cidadãos escolherem os seus líderes, Ilídio aponta dedos aos partidos “que não tem permitido a sociedade civil e os eleitores exerceram a sua cidadania plena”. E aponta para este facto os casos de boca de urna e compra de votos que “compra a consciência dos eleitores”.

Para Manuel Faustino uma maior liberdade e democracia também passa pelos partidos políticos, já que “muitas vezes a lógica partidária tende a sobrepor a determinadas valores e determinados princípios”. Sugere neste aspecto uma revistação da pedagogia da parte dos partidos e da “assunção dos cidadãos das suas responsabilidades” para que se possa encontrar o justo equilíbrio”. Ao classificar o nível da democracia e liberdade actualmente em Cabo Verde, Manuel Faustino, diz que estamos num impasse, isto devido a “algumas dificuldades em usar todos os recursos democráticos para resolver os problemas nossos e novos”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.