Transportes Marítimos: “Actualização das tarifas é para garantir sustentabilidade dos operadores e aumentar nível do serviço” – PM

19/04/2023 12:41 - Modificado em 19/04/2023 16:15

O primeiro-ministro considerou hoje, no Mindelo, que “faz todo sentido” a actualização dos preços dos transportes marítimos para garantir a sustentabilidade mínima dos operadores e, ao mesmo tempo, aumentar o nível do serviço.

Ulisses Correia e Silva reagia à actualização dos preços dos transportes marítimos, de passageiros e carga geral, de mercadorias em câmaras frigorificas e de animais vivos, que passam a vigorar na quinta-feira, 20.

“Queremos ter mais transportes, qualidade, regularidade e investimentos nos transportes. Por outro lado, temos que financiar estes custos nomeadamente o seu funcionamento”, sublinhou Ulisses Correia e Silva, em declarações à imprensa, hoje na cidade do Mindelo, no lançamento do Plano Estratégico de Cidades Saudáveis 2023-2027.

O chefe do governo lembrou que há vários anos que as tarifas de transporte marítimos de passageiros e as tarifas para transporte de mercadorias e cargas não eram atualizadas e que os custos aumentavam todos os anos. “Portanto, faz todo o sentido esta atualização para garantir a sustentabilidade mínima dos operadores e ao mesmo tempo aumentar o nível de serviço”, disse.

O governante reafirmou que o governo tem estado a trabalhar no sentido de termos mais barcos disponíveis e melhorar o nível da concessão e o nível exigido também aos operadores.

O governo de Cabo Verde atualizou o quadro tarifário dos transportes marítimos de passageiros e de carga, com um aumento de 20% para os passageiros nacionais e de 80% para os cidadãos não residentes, que entrará em vigor nesta quinta-feira.

De acordo com um comunicado, os menores aumentos serão aplicados nas linhas Santo Antão/São Vicente e Fogo/Brava, enquanto os maiores aumentos serão nas linhas São Vicente/Santiago e São Nicolau/Santiago, justificados pela distância em milhas náuticas a ser percorrida.

Por exemplo, um passageiro que percorra até 10 milhas náuticas pagará 920 escudos se for um cidadão nacional e 1.470 escudos se for estrangeiro. Para distâncias superiores a 11 milhas, o preço aumenta para 1.020 escudos para cidadãos nacionais e 1.500 escudos para estrangeiros. Se a distância for superior a 150 milhas, um cidadão nacional deverá pagar 4.030 escudos e um estrangeiro 6.040 escudos.   

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.