A aposta na arte sacra

10/01/2013 00:40 - Modificado em 10/01/2013 07:44
| Comentários fechados em A aposta na arte sacra

A igreja de Nossa Senhora da Luz, no fim da primeira fase das obras, continua a angariar fundos para o desafio final. A remodelação tem como base a valorização artística a nível de um espólio de arte sacra que Padre Lino considera como uma ambição final da obra.

 

A fase em que se encontra a remodelação da Igreja de Nossa Senhora da Luz é a de finalização do básico da obra. Padre Lino declara ao NN que ”espera conseguir em breve terminar a obra.” No entanto, a obra reveste-se de várias fases; actualmente, a fase inicial encontra-se em acabamento, mas Padre Lino considera que a maior ambição de todas as fases será a implantação da arte sacra na Igreja.

 

Arte sacra é aquela arte religiosa que tem como destino o culto divino. O responsável considera que sendo uma arte que eleva o espírito e cultiva os valores espirituais, será uma mais-valia não só para a Igreja de Nossa Senhora da Luz, como também para a cidade do Mindelo, uma vez que valorizará o património da cidade e não só, pensa que a nível turístico com a arte sacra a ilha de São Vicente será mais valorizada e irá crescer de forma arquitectónica.

 

Para alcançar a “ambição” da arte sacra, Padre Lino refere que pretende que as pessoas sintam que para além de ser uma beleza para a cidade, seja um contributo para valores patrimoniais. Mais que uma ambição é um compromisso e avança que sendo pessoas de fé “vamos conseguir alcançar o nosso objectivo”.

 

A arte sacra é uma área específica que tem toda uma teologia e exige artistas próprios logo, Padre Lino declara que ”já estamos em contacto com uma oficina de Braga, em Portugal, que possivelmente será encarregue da arte sacra da Igreja de Nossa Senhora da Luz”.

 

Padre Lino avança que o objectivo passa por envolver os cabo-verdianos quer a nível de pessoas como também de entidades e conta com a comissão central de angariação para a divulgação e a envolvência das entidades. Existe uma Comissão que se encarrega da divulgação do projecto e da angariação de fundos que através da realização de eventos, reverte o valor angariado para a obra da Igreja.

 

Desde do início da obra em Agosto de 2010, foram realizados um conjunto de actividades sobretudo internas. Surgem também eventos exteriores que apoiam a Igreja de Nossa Senhora da Luz, tal como a iniciativa da Tenda Alta Maré que realizou a Sinfonia da Paz.

 

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.