Palhace: o prodígio do Mindelense que se tornou fundador do Estoril FC

8/01/2013 01:22 - Modificado em 9/01/2013 00:37

Um grupo de cidadãos associados à equipa Estoril FC, da zona de Monte Sossego está a realizar uma homenagem a Humberto dos Reis, de 52 anos, conhecido no meio mindelense por Palhace. O homenageado é um dos fundadores do Estoril Futebol e ficou conhecido no mundo do futebol na época 77/78 onde, ao serviço do CS Mindelense marcou 13 golos e ganhou o prémio de jogador do ano.

 

Humberto João dos Reis, de 52 anos, conhecido por Palhace tem uma história de vida dedicada ao futebol e como activista desportivo participou na fundação de dois clubes na ilha de São Vicente. Mas a vida de Palhace como jogador de futebol foi-lhe madrasta, porque quando estava no auge da sua carreira sofreu uma lesão grave numa perna que o obrigou a abandonar os campos de futebol.

 

Humberto Reis não teve vida fácil depois de ter sofrido a lesão, isto porque mais tarde, viria a sofrer uma pneumonia que o deixou à beira da morte. “Na época 77/78 ao serviço do Mindelense marquei 13 golos e fui considerado como o melhor jogador e goleador do ano. Mas, nessa mesma época, tive uma grave lesão numa perna. Abandonei o futebol e, ao repousar em casa, apanhei um resfriado que originou uma pneumonia” afirma Palhace.

 

O nosso entrevistado diz que passou quatro anos internado no hospital e que esteve entre a vida e a morte tendo permanecido, durante dois anos, em estado de coma e que ao recuperar da doença, em 1982, abandonou o hospital com algumas sequelas. Palhace assegura estar hoje recuperado das sequelas e agradece a todas as pessoas que contribuíram para que superasse essa situação.

 

Contribuição

 

Por motivos de saúde, Humberto Reis encostou as botas, mas não ficou arredado do futebol, pelo que se assumiu como um activista desportivo. Palhace assegura que “Dei o meu contributo como árbitro, participei na criação da liga juvenil em São Vicente. Em 1973 criei o Nô Pintcha, considerada como uma das melhores equipas de futebol de fraldas na ilha de São Vicente e volvidos dez anos juntamente com uns colegas da zona de Monte Sossego fundámos o Estoril FC”.

 

Para gratificar a sua contribuição prestada na fundação do Estoril FC, um grupo de cidadãos da zona de Monte Sossego e associados ao clube, decidiram prestar uma homenagem a um dos fundadores do Estoril FC. A homenagem iniciou este fim-de-semana com a realização de várias actividades no Polivalente de Monte Sossego.

 

Para o dia 19 e 20 de Janeiro, está prevista a realização de um torneio de futebol reunindo equipas de Monte Sossego, com a parceria da CMSV. E no dia seguinte, as actividades serão encerradas com a comemoração do 53º aniversário de Palhace que, actualmente, trabalha como auxiliar de serviço na Associação Regional de Futebol de São Vicente e é uma figura assídua no Estádio Adérito Sena.

 

  1. Jorge

    Força Palhace, és um glorioso. Muitos mais anos de vida e muitas felicidades.

  2. Renato Cardoso

    Humberto Reis, nós querido Palhaçe, como é acarihadamente chamado pelos amigos, mereçe isto e mais alguma coisa, parabens nha brother

  3. bokas

    parabens e felicidades,pessoa sempre no ta lembra la na monte sossego e nao so mas quem oia ques campeonato de futebol juvenil, sempre ta lembra quel forma particular arbitrar respeito e brincadeira ma kes jovens

  4. ELDias

    Toda a minha admiração pelo Palhace. Fiquei a melhor o conhecer.

  5. natalieforte

    Parabems man

  6. HUMBERTO MOTA

    Não tive oportunidade de lhe conhecer aquando do auge da sua carreira futebolistica,mas em 1989 tive o privilégio de tê-lo como colega de trabalho no MDR e pude constatar nele uma pessoa pura e respeitadora. Apesar da sua forma peculiar de estar na vida (sempre a brincar), é uma pessoa séria, responsável e sobretudo muito humilde…Esta iniciativa é de se louvar, pois o reconhecimento não se compra, é-lhe atribuido à quem merece, e o “Palhaço” merece este gesto q dinheiro algum compra. Abração!!!

  7. victor lima

    Humberto Reis(Palhaço)muite parabens mereço e merecerias muite mais por aquel que tem feito pelo futebol de Sao Vicente

  8. MAYKA

    UM GRANDE DESPORTISTA E UM BOM HOMEM FORCA PALHACE UM ABRACO

  9. A. Lima Dias (Boney)

    Parabens Palhaço, voçe merece

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.