Londrinos vão ter mísseis nos telhados durante os Jogos Olímpicos

29/04/2012 18:10 - Modificado em 29/04/2012 18:10

Tudo em prol da segurança durante os Jogos Olímpicos de Londres, que começam no dia 27 de Julho. A medida já tinha sido anunciada pelo Ministério da Defesa britânico, mas só agora é que os moradores dos apartamentos da área circundante ao recinto dos jogos, na zona de Bow, foram notificados de que vão ser instalados mísseis no telhado dos prédios. Só serão disparados em “último recurso”.

Para o Ministério da Defesa é importante garantir que, caso haja ameaças terroristas aéreas, seja dada uma resposta imediata e eficaz. É por isso que além dos mísseis instalados, uma equipa de dez soldados vai também mudar-se para o local, avança o jornal The Independent.

Esta é apenas uma das muitas acções daquela que é já apelidada como uma das maiores acções de segurança de sempre em Londres. Cerca de 12 mil polícias estarão ao serviço durante os Jogos e serão usados outros meios, como câmaras de videovigilância. O MI5 – os serviços secretos britânicos – tenciona recrutar mais 100 agentes e colocar centenas de outros no terreno para identificar potenciais ameaças; no total estarão envolvidos na defesa dos Jogos mais de 40 mil pessoas, esperando-se ainda agentes do FBI.

“Recebemos um folheto do Ministério da Defesa a dizer que o edifício é o único local adequado na área”, disse ao mesmo jornal um residente, Brian Whelan, acrescentando que a informação do ministério adianta ainda que o local estará vigiado pela polícia 24 horas por dia, todos os dias. “A maior parte dos moradores viu isto como uma boa notícia mas eu não consigo imaginar que circunstâncias é que podem exigir que se disparem mísseis por cima de uma zona altamente populada”, acrescentou o britânico.

Já durante esta semana o exército britânico vai começar a fazer alguns testes no local de forma a perceber como podem ser instalados no telhado.

A medida já tinha sido anunciada em Novembro por Phillip Hammond, ministro da Defesa, que explicou na altura que Londres ia seguir o mesmo procedimento de Pequim, em 2008, que também instalou mísseis em locais estratégicos, a cerca de 1 quilómetro dos palcos principais dos Jogos.

O porta-voz do Ministério da Defesa explicou ao jornal The Guardian que, juntamente com o exército britânico, foram identificados vários locais, onde poderão ser instalados pontos de vigia. “O apoio da polícia e das autoridades locais ajudará a minimizar qualquer impacto”, disse o responsável, explicando que também estão a ser avaliados outros locais.

  1. Djê Guebara

    Oxala que todos esos missiles sera a desgraça para o propio povo ingles pela as todas atrocidades que este pais junto com os seus aliados cometerão nas èpocas das colonizações em africa e no mundo inteiro.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.